A Aston Martin está totalmente focada no desenvolvimento de seu carro para a temporada de 2025 da Fórmula 1, segundo revelou o chefe de equipe, Mike Krack. A equipe, com sede em Silverstone, está em uma posição intermediária no campeonato de 2024, sem ameaçar as equipes da frente e com uma boa margem de segurança sobre seus concorrentes diretos no meio do grid. Com seis corridas restantes para o final da temporada, a Aston Martin ocupa o quinto lugar no Campeonato de Construtores, com 86 pontos, distante da quarta colocada Mercedes e à frente da sexta colocada RB.
Diante dessa situação, a equipe já está concentrada em preparar seu próximo carro, o AMR25, enquanto um novo pacote de atualizações para o GP dos Estados Unidos de 2024 já está em produção. “Já faz algumas semanas que o foco precisa estar no futuro”, revelou Krack. Ele explicou que, devido ao tempo necessário para a produção de peças, as próximas atualizações já foram aprovadas há algum tempo e que o trabalho atual está focado totalmente no carro de 2025. “No momento, estamos a todo vapor no projeto de 2025.”
Krack também confirmou que os últimos meses de trabalho no desenvolvimento do carro de 2025 ainda serão feitos com o uso do túnel de vento da Mercedes. No entanto, no início de 2025, a Aston Martin passará a utilizar seu próprio túnel de vento de última geração, o que deve auxiliar significativamente no desenvolvimento contínuo do novo carro ao longo da temporada.
Nos últimos anos, o desenvolvimento durante a temporada tem sido um desafio para a Aston Martin. No entanto, Krack minimizou o impacto de compartilhar o túnel de vento com a Mercedes, descartando essa prática como uma “desculpa fácil” para os resultados inconsistentes da equipe. Com seu novo túnel de vento, a expectativa é que o desempenho da equipe possa melhorar de forma mais constante em 2025.
Além disso, o AMR25 também será beneficiado por novas contratações técnicas importantes na Aston Martin. O Diretor Técnico Dan Fallows, responsável pelo desenvolvimento inicial do carro, será acompanhado pelo novo Diretor Técnico Enrico Cardile no próximo ano. Ambos serão supervisionados a partir de março de 2025 por Adrian Newey, que se juntará à equipe como Managing Technical Partner.
Apesar de todos esses elementos ainda estarem sendo integrados, Krack acredita que a equipe já tem mostrado melhorias em várias áreas nos últimos anos. Ele destacou a consistência nas métricas internas, como pit stops e largadas, como exemplos de progresso. “Temos paradas nos boxes fantásticas. Há muitos pontos positivos. Em muitos processos, estamos fazendo bons progressos”, explicou Krack.
Com todas essas mudanças e reforços técnicos, a Aston Martin espera dar um salto significativo em 2025, buscando uma posição de maior competitividade no grid da Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.