F1
|
3 de outubro de 2022 13:59

F1: Aston Martin responde a possível violação do teto orçamentário

Neste último fim de semana do GP de Singapura, surgiu o rumor de que duas equipes, Aston Martin e Red Bull, teriam ultrapassado o teto orçamentário em 2021. Uma revisão dos detalhamentos de gastos será conduzida pela FIA, e o resultado deve sair esta semana. Mike Krack, chefe da equipe britânica, disse que não sabe nada sobre o assunto.

O teto orçamentário foi introduzido na F1 e 2021. O valor limite na época era de US$ 145 milhões. No entanto, há a probabilidade dessas duas equipes terem excedido o limite de custos. Se este for o caso, a FIA irá aplicar uma penalidade dependendo do quanto o teto foi ultrapassado sendo que, se for um valor pequeno a penalidade pode ser uma multa, enquanto que se o valor for muito alto, pode haver além da multa, a perda de pontos no campeonato e até uma desclassificação.

Segundo Krack, uma reunião com a FIA de fato aconteceu, na qual houve troca de informações necessárias, e a organização reguladora voltaria com uma conclusão. Entretanto, nada foi dito até agora.

O chefe da equipe ficou surpreso na semana passada ao ouvir que a Aston Martin poderia ter excedido o limite de gastos. Ainda assim, aparentemente, a equipe britânica teria ultrapassado o valor em uma quantia menor do que a Red Bull, ou seja, ela enfrentaria penalidades menos drásticas. Ele ainda falou que a Aston Martin tem várias dúvidas sobre a interpretação do regulamento da FIA, então resta saber qual será a resposta do órgão regulador.

Porém o líder da equipe enfatiza que está convencido de que estão dentro das regras e, assim, não enfrentam nenhuma penalidade.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.