Gabriel Bortoleto, atualmente piloto júnior da McLaren e vice-líder na Fórmula 2, está se destacando como uma das maiores promessas para a Fórmula 1. A Audi, sob o comando de Mattia Binotto, considera Bortoleto uma grande opção para 2025, principalmente após seus recentes sucessos, incluindo a vitória como estreante na F3 em 2023.
Na F2, o brasileiro impressiona, estando apenas a 10 pontos de diferença do líder, Isack Hadjar, tendo conquistado uma vitória em Monza após largar em último no grid. A decisão entre contratar Valtteri Bottas, mais experiente, ou investir em Bortoleto, jovem e talentoso, ainda está em aberto.
Binotto foi visto conversando com Bortoleto durante o GP da Itália, o que aumentou os rumores de uma possível transferência. O diretor-executivo da Audi ressaltou a importância de escolher cuidadosamente o seu piloto, considerando o futuro da equipe.
“Devo dizer que esse meu novo capítulo profissional está em andamento há apenas algumas semanas. Mas [com relação à escolha do piloto] temos que considerar se vamos nos concentrar na experiência ou em outra coisa. Nosso projeto é de longo prazo, então a questão é o que é melhor para nós, considerando o objetivo final”.
“Precisamos de experiência no curto prazo e depois passar para outra coisa? Hoje, não acho que estejamos em posição de responder a essa pergunta. Estamos ouvindo todos os possíveis candidatos e pesando os prós e os contras, mas queremos decidir o mais rápido possível”.
No entanto, para que o acordo entre a Audi e o brasileiro se concretize, a McLaren precisaria liberar seu piloto, seja por meio de um empréstimo ou do término de seu contrato atual.
Com três novatos já confirmados para a temporada de 2025 — Andrea Kimi Antonelli na Mercedes, Jack Doohan na Alpine e Oliver Bearman na Haas — a Audi está próxima de decidir sua última vaga no grid, e o nome de Bortoleto está fortemente cotado.