O Circuito de Catalunya, em Barcelona, declarou que não desistirá de sediar uma corrida de Fórmula 1, apesar dos rumores de um novo Grande Prêmio sendo planejado perto do centro de treinamento do Real Madrid, na capital espanhola, para 2026. Com marcas registradas já arquivadas para o ‘Madrid GP’, o evento financiado privadamente em Madrid supostamente incluiria uma seção interna única através dos pavilhões de eventos Ifema e uma curva inclinada ao estilo Zandvoort.
Contudo, relatos da mídia espanhola indicam que a RFEDA, entidade sancionadora ligada à FIA na Espanha, ainda não recebeu um pedido formal para um evento ou aprovou um layout de circuito. A emissora estatal RTVE, no entanto, insiste que um contrato de dez anos para um GP de Madrid está sendo planejado, colocando em risco o futuro do GP da Espanha em Barcelona, cujo contrato com a F1 está definido apenas até 2026.
“Não vamos responder a rumores”, disse uma fonte do Circuito de Catalunya ao jornal Marca. “Só podemos dizer que, no momento, estamos trabalhando para ter o melhor GP da Espanha possível em 2024, que temos um contrato até 2026 inclusive, e que estamos trabalhando com a F1 para estender este acordo por mais anos.”
O governo da Catalunha também classificou as conversas sobre Madrid substituindo Barcelona no calendário da F1 como “rumores”. “Em nenhum caso os organizadores nos informaram ou oficializaram quaisquer mudanças”, disse a porta-voz do Generalitat de Catalunya, Patricia Plaja, segundo o jornal El Mundo Deportivo.
No entanto, Victor Francos, presidente do Consejo Superior de Deportes, admitiu que Madrid realmente ameaça o futuro da corrida em Barcelona. “É sabido que há um projeto em Madrid, apresentado pelo Ifema, e que é um circuito semi-urbano competindo com Barcelona”, disse ele.
O prefeito de Madrid, José Luis Martínez Almeida, também confirmou as notícias. “Somos a melhor cidade para sediar a F1”, disse ele. “Trabalhamos através do Ifema, mas a confirmação oficial vem da F1.”
Quando questionado se o primeiro GP de Madrid seria em 2026, quando Barcelona já tem um contrato com a F1, ele respondeu: “Trabalhamos para atender a todos os requisitos, mas a decisão final é da F1.”
Fontes no Ifema, entretanto, disseram à Europa Press que as negociações com a Liberty Media estão na “fase final”, embora o GP de Madrid “ainda não tenha confirmação definitiva”. “Está-se avançando e a decisão final cabe à Fórmula 1”, acrescentou a fonte.
O jornal El Mundo acredita que “poderosas multinacionais” também envolvidas nos Grandes Prêmios do México e Miami estão envolvidas no projeto do GP de Madrid.
Esta situação destaca a dinâmica em constante mudança na Fórmula 1, onde novos locais e oportunidades de corrida estão sempre surgindo, ao mesmo tempo que se equilibra com a preservação dos eventos históricos e tradicionais.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.