Peter Bayer foi anunciado como novo CEO da AlphaTauri recentemente, e agora terá a missão de gerenciar a equipe juntamente com Laurent Mekies (que será o chefe da equipe a partir de 2024), após a aposentadoria do atual chefe do time, Franz Tost, depois do final da temporada 2023 da Fórmula 1. Bayer afirmou que várias equipes da F1 demonstraram interesse em sua contratação, e ele sabe o motivo.
Bayer deixou seu cargo na FIA no ano passado. Como secretário-geral de esportes, ele estava encarregado de todas as atividades esportivas da FIA e desempenhou um papel fundamental na criação do teto orçamentário na Fórmula 1. Essa experiência o tornou um profissional disputado por diversas equipes da categoria. Bayer aguardou o término de seu período sabático antes de tomar sua decisão, optando pela AlphaTauri.
Após sua saída da FIA, Bayer manteve contato com toda a comunidade da Fórmula 1. Em fevereiro e março deste ano, várias equipes o abordaram, interessadas em seus planos para o futuro. Bayer falou ao PlanetF1.com: “A complexidade do esporte, especialmente em relação ao teto orçamentário, surpreendeu algumas equipes, e como um dos arquitetos desse sistema, eles acharam que eu poderia ser útil, considerando minha rede de contatos e conhecimento sobre o assunto.”
No final, a AlphaTauri saiu vitoriosa. Bayer afirmou: “Neste ano, em março, entrei novamente em contato com a família Red Bull, e as coisas avançaram rapidamente. Com a nova gestão em vigor, conheci Oliver Mintzlaff, o novo CEO do grupo Red Bull, e conversei novamente com Franz, Helmut (Marko), Christian (Horner) e os proprietários. Em questão de semanas, a decisão foi tomada”, finalizou Bayer.