Oliver Bearman, novo piloto da Haas, compartilhou uma história divertida sobre sua experiência com o teste de direção para tirar sua habilitação, antes do evento de lançamento da temporada 2025 da Fórmula 1, o ‘F1 75 Live’, em Londres.
Em uma interação descontraída com jornalistas, Bearman revelou que precisou fazer o teste duas vezes para obter sua carteira de motorista. A revelação veio após uma pergunta sobre o teste de direção do também piloto estreante na F1 e ex-companheiro de equipe na F2, Kimi Antonelli.
“Felizmente, eu passei há alguns anos, já que você pode tirar a carteira aos dezessete anos aqui no Reino Unido, e não aos dezoito como na Itália”, respondeu Bearman de dezenove anos, antes de admitir: “Eu passei na segunda tentativa”.
Percebendo que havia compartilhado mais do que pretendia, Bearman brincou: “Eu não deveria ter contado isso”, provocando risadas dos jornalistas presentes.
Embora a FIA tenha eliminado a exigência de que os pilotos de F1 possuam uma carteira de motorista válida em meados da temporada 2024, a história de Bearman não é a primeira vez que um piloto compartilha uma história engraçada sobre seu teste de direção. Max Verstappen já havia contado como ele se desentendeu com seu examinador, apesar de ter passado de primeira.
Questionado sobre o motivo de sua reprovação na primeira tentativa, Bearman explicou que ele não parou completamente em uma placa de pare. “Mas eu não estraguei tudo. Eu diminui a velocidade, e estava quase parando, mas você tem que parar. Nós não temos essas placas nas pistas de corrida, então essa foi a primeira vez que eu vi uma placa de pare”, disse ele.
Bearman reconheceu que pensou que conseguiria passar no teste sem nenhuma aula. “Mas algo que é típico meu, ou típico de um piloto de corrida, pensei que poderia passar no teste sem nenhuma aula. Então foi aí que provavelmente errei… Eu fiz algumas aulas antes do segundo teste, é claro”, acrescentou.
“Eu dirijo desde 2022, então sou um motorista muito experiente.” Ao ser perguntado sobre qual carro ele dirige, Bearman respondeu: “Meu primeiro carro foi um Série 1 (BMW). Agora tenho um carro da empresa Alfa Romeo. É maravilhoso… Sim, é incrível”, completou o novo piloto da Haas.