A confirmação de Oliver Bearman para a disputa do Grande Prêmio do Azerbaijão de F1 no lugar do suspenso Kevin Magnussen, anunciada nesta sexta-feira (6), faz com que o inglês repita algo que, se não é raro, não costuma ser comum: correr por duas equipes no mesmo ano. Além de defender a Haas em Baku, o piloto já disputou uma etapa pela Ferrari na temporada, ocupando a vaga de Carlos Sainz na Arábia Saudita.
A escolha da Haas por Bearman para a etapa azeri é lógica. Ele será titular da equipe americana na próxima temporada e integra a academia da Ferrari, parceira do time. Se Magnussen não poderá correr por estourar o limite de pontos por infrações nos últimos 12 meses, Sainz, também substituído por Bearman em Jeddah, não correu naquela ocasião por conta de uma apendicite.
Será a primeira vez que um piloto correrá por duas equipes no mesmo ano desde 2020. Naquela ocasião, George Russell fez a temporada pela Williams, mas substituiu Lewis Hamilton no GP de Sakhir, no Bahrein, após o heptacampeão do mundo contrair Covid-19. Um ano antes, a Red Bull trocou Alexander Albon e Pierre Gasly durante o campeonato. O tailandês voltou para a Toro Rosso, enquanto o francês migrou para a Red Bull.
Outro caso ocorreu em 2017, quando Carlos Sainz iniciou a temporada pela Toro Rosso. Durante o ano, o piloto fechou contrato com a Renault, migrando para o time francês ainda com o campeonato em andamento para ocupar a vaga de Jolyon Palmer. Já em 2016, a Red Bull trocou Daniil Kvyat, que começou o ano como companheiro de Daniel Ricciardo e foi para a Toro Rosso, por Max Verstappen, que fez o caminho inverso.
Em 2009, Giancarlo Fisichella iniciou a temporada pela Force India, conseguindo bons resultados. Após o acidente de Felipe Massa na Hungria e os maus desempenhos de Luca Badoer, o “Físico” terminou aquele campeonato pela Ferrari.
O último piloto não titular a disputar corridas na mesma temporada da F1 por duas equipes diferentes foi Sebastian Vettel. O alemão correu uma prova pela BMW Sauber em 2007, no lugar de Robert Kubica. Depois, o alemão se tornou titular da Toro Rosso a partir do GP da Hungria, ocupando o lugar do dispensado Scott Speed.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de F1 será disputado no próximo dia 15 de setembro no circuito montado nas ruas de Baku.