A confirmação de Oliver Bearman para a disputa do Grande Prêmio do Azerbaijão de F1 no lugar do suspenso Kevin Magnussen, anunciada nesta sexta-feira (6), faz com que o inglês repita algo que, se não é raro, não costuma ser comum: correr por duas equipes no mesmo ano. Além de defender a Haas em Baku, o piloto já disputou uma etapa pela Ferrari na temporada, ocupando a vaga de Carlos Sainz na Arábia Saudita.
A escolha da Haas por Bearman para a etapa azeri é lógica. Ele será titular da equipe americana na próxima temporada e integra a academia da Ferrari, parceira do time. Se Magnussen não poderá correr por estourar o limite de pontos por infrações nos últimos 12 meses, Sainz, também substituído por Bearman em Jeddah, não correu naquela ocasião por conta de uma apendicite.
Será a primeira vez que um piloto correrá por duas equipes no mesmo ano desde 2020. Naquela ocasião, George Russell fez a temporada pela Williams, mas substituiu Lewis Hamilton no GP de Sakhir, no Bahrein, após o heptacampeão do mundo contrair Covid-19. Um ano antes, a Red Bull trocou Alexander Albon e Pierre Gasly durante o campeonato. O tailandês voltou para a Toro Rosso, enquanto o francês migrou para a Red Bull.
Outro caso ocorreu em 2017, quando Carlos Sainz iniciou a temporada pela Toro Rosso. Durante o ano, o piloto fechou contrato com a Renault, migrando para o time francês ainda com o campeonato em andamento para ocupar a vaga de Jolyon Palmer. Já em 2016, a Red Bull trocou Daniil Kvyat, que começou o ano como companheiro de Daniel Ricciardo e foi para a Toro Rosso, por Max Verstappen, que fez o caminho inverso.
Em 2009, Giancarlo Fisichella iniciou a temporada pela Force India, conseguindo bons resultados. Após o acidente de Felipe Massa na Hungria e os maus desempenhos de Luca Badoer, o “Físico” terminou aquele campeonato pela Ferrari.
O último piloto não titular a disputar corridas na mesma temporada da F1 por duas equipes diferentes foi Sebastian Vettel. O alemão correu uma prova pela BMW Sauber em 2007, no lugar de Robert Kubica. Depois, o alemão se tornou titular da Toro Rosso a partir do GP da Hungria, ocupando o lugar do dispensado Scott Speed.
O Grande Prêmio do Azerbaijão de F1 será disputado no próximo dia 15 de setembro no circuito montado nas ruas de Baku.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.