O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, criticou duramente a imprensa britânica pelo que considera um tratamento injusto desde que assumiu o cargo em dezembro de 2021. Ben Sulayem, que sucedeu Jean Todt, tem enfrentado pressões, especialmente após o polêmico GP de Abu Dhabi em 2021 e algumas outras controvérsias na Fórmula 1.
Segundo o dirigente, parte da imprensa do Reino Unido tem condenado sua gestão de forma injusta. “Se você olhar para o que a imprensa britânica fez comigo… Por Deus, eles me condenaram”, afirmou Ben Sulayem em entrevista ao Motorsport.com. Ele destacou que, embora não haja acusações diretas, a cobertura constante de sua gestão visa aumentar a audiência da própria imprensa, sem ter influência real sobre a FIA.
Para Ben Sulayem, a federação que comanda é democrática e independente, sendo o poder de decisão exclusivo dos membros da Assembleia Geral, não da imprensa. “Eles (imprensa) não têm poder sobre mim nem sobre a FIA”, disse ele. O presidente também defendeu que o foco deveria voltar para o desenvolvimento do esporte, em vez de se concentrar em críticas pessoais.
Recentemente, Adrian Newey, engenheiro que está deixando a Red Bull Racing e irá para a Aston Martin em 2025, disse que tanto Verstappen quanto Sebastian Vettel foram ‘demonizados’ pela imprensa britânica, algo que Ben Sulayem também acredita ter acontecido com ele. No entanto, o dirigente afirmou que esse tratamento o tornou mais forte e cuidadoso em suas decisões.
Apesar das críticas, Ben Sulayem afirmou que continuará focado em atender às demandas dos membros da FIA e que sua continuidade no cargo será decidida exclusivamente pelos clubes que o elegeram. “Se e quando os membros decidirem que é hora de me substituir, será decisão deles”, completou.
Com uma postura firme, o presidente da FIA demonstra estar mais determinado do que nunca em conduzir a federação, independentemente das críticas externas.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.