F1: Ben Sulayem responde críticas dos pilotos

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, reagiu às críticas recentes vindas de vários pilotos e da Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA). Em entrevista durante o final de semana GP do Catar de Fórmula 1, Ben Sulayem pediu que os pilotos ‘se concentrem no que fazem melhor’, destacando que as decisões do órgão regulador não dizem respeito exclusivamente a eles.

“Com todo respeito, sou piloto e respeito os pilotos. Mas deixem que eles foquem no que fazem melhor, que é correr. Esta é nossa área, nosso trabalho, e faremos o que for melhor para a FIA. Não é da conta deles interferirem no que fazemos. Os resultados falam por si”, afirmou o dirigente.

As declarações vêm em meio a uma onda de mudanças na FIA, incluindo a saída do ex-diretor de provas Niels Wittich e do chefe de comissários Tim Mayer, este último demitido diretamente por Ben Sulayem. Tais decisões, junto com a postura rigorosa contra palavrões, que resultou em punições a pilotos como Max Verstappen e Charles Leclerc, têm gerado atritos entre o órgão regulador e os pilotos.

Ben Sulayem também comentou sobre o uso de multas aplicadas aos pilotos, defendendo a aplicação dos recursos: “No ano passado, investimos 10,3 milhões de euros nas categorias de base, principalmente no kartismo. Em 2024, já superamos 10 milhões de euros. Estou aqui para melhorar a FIA, e é isso que estou fazendo.”

O presidente da FIA reforçou que está satisfeito com as mudanças feitas e com a nova equipe em sua gestão: “Sou muito otimista sobre o futuro da FIA e feliz com nossa posição atual. Só consigo enxergar coisas boas”, acrescentou.

Questionado sobre se as críticas o afetam, Ben Sulayem foi categórico: “Não, de forma alguma. Para ser honesto, acho que vivo de graça na cabeça deles. É como um bom apartamento que me oferecem”, finalizou.

Com uma postura firme, Ben Sulayem sinaliza que pretende continuar implementando mudanças, mesmo em meio a resistência por parte de alguns pilotos e outras partes interessadas no esporte.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.