A Sauber optou por terminar o contrato com Valtteri Bottas, contratando o brasileiro Gabriel Bortoleto para ocupar o seu lugar a partir de 2025. Mattia Binotto, chefe de equipe da Sauber, explicou o que motivou a decisão de substituir o piloto vencedor de dez corridas pelo novato.
Muitos nomes foram cotados para a vaga na Sauber, incluindo o de Bottas, para continuar na equipe. No fim, o time decidiu contratar Bortoleto, que venceu o campeonato da Fórmula 3 em 2023 e é o atual líder da Fórmula 2. Binotto detalhou sobre a escolha do brasileiro no lugar de Bottas: “Sabemos que a próxima temporada será difícil como equipe, como parte da transformação da Audi na F1. É uma jornada longa. Acho que foi na duração dessa jornada que refletimos muito, e foi onde cheguei à conclusão de que talvez precisássemos de um piloto jovem conosco”.
“Mais do que isso, gostaria de ressaltar que ele foi, com certeza, um candidato muito forte. Sei que ele é muito rápido. Sei que ele provou ser muito rápido até hoje, muito em forma, conhece a equipe. Certamente, ele é muito respeitado aqui e muito valorizado no paddock”, concluiu Binotto.