Gabriel Bortoleto vai largar da 18ª posição no GP do Bahrein da Fórmula 1. Na classificação que foi feita na tarde deste sábado (12), o titular da Sauber anotou o tempo de 1min32s186 para alinhar na nona fila do grid do domingo.
Para a tomada de tempos, os pilotos nunca encontraram tempo mais fresco, apesar de ainda quente. O termômetro estava a 26ºC e a pista em 31ºC, enquanto a umidade girava na casa de 58% e o vento soprava forte: 20 km/h, trazendo muita areia para a pista.
Relógio rolando em Sakhir e uma Sauber foi a primeira a ir para a pista, mas a de Nico Hülkenberg. Bortoleto ainda se manteve nos boxes no primeiro momento da sessão.
Pouco mais de seis minutos rodados do Q1, então, o brasileiro deixou os boxes. A primeira volta foi dedicada para instalação, mas quando completou o giro rápido, ficou em 12º com 1min32s716 usando pneu macio, à frente do companheiro alemão.
Com os pilotos completando voltas, Gabriel foi despencando na tabela e aparecia em 18º com seis minutos para a bandeira quadriculada. Os dois que estavam atrás eram Max Verstappen, que errou em sua volta rápida, e Yuki Tsunoda, que teve o tempo cancelado.
Bortoleto teria tempo de fazer apenas mais uma volta rápida e em sua tentativa – o tempo a ser batido era de Oliver Bearman com 1min32s6. Então, quando encerrou seu giro, saltou para 12º com 1min32s186 – abaixo da zona de corte estavam Bearman, Liam Lawson, Alexander Albon, Verstappen e Tsunoda.
Bandeira quadriculada e Gabriel ficou no Q1, largando na 18ª colocação. O piloto ficou a 1s079 de Lando Norris, primeiro colocado, e a menos de 0s2 de Hülkenberg, o 15º. Abaixo de Bortoleto ficaram Lance Stroll e Ollie.
O GP do Bahrein da Fórmula 1 acontece no próximo domingo, 13, com largada às 12h no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.