Gabriel Bortoleto conseguiu participar do terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita da Fórmula 1. Neste sábado (19), após anotar o tempo de 1min29s410, o competidor completou a sessão na 19ª colocação.
O brasileiro estava de volta à pista após o enorme revés da sexta-feira. O titular da Sauber não pôde andar no TL2 por conta de um vazamento de combustível em seu carro, obrigando a equipe até mesmo a trocar todo o chassi.
Inclusive, quando os boxes abriram, o competidor foi um dos primeiros a sair para a pista para tentar recuperar o tempo perdido da sessão fora. Neste primeiro momento, optou por usar pneu médio e ao final da primeira volta rápida, anotou 1min32s160.
Com pouco mais de 20 minutos rodados no cronômetro, Bortoleto completou nove voltas e estava parado. O brasileiro vinha na 13ª colocação com 2s146 mais lento que Charles Leclerc, o mais rápido, e menos de 0s2 para Nico Hülkenberg, seu companheiro.
Para este final de semana, o alemão da Sauber carregando a atualização do carro. Com menos de 30 minutos para a bandeira quadriculada, o colega de Gabriel aparecia na décima posição – e já havia rodado de pneu macio.
Enquanto todos os pilotos já estavam dando voltas com os compostos vermelhos, Bortoleto ainda estava de médio. O motivo é que como não teve o tempo do TL2, inverteu a ordem do treino e vinha praticando seu ritmo de corrida.
Restando nove minutos para a bandeira quadriculada, Bortoleto deixou os boxes com o pneu macio zero. Nisso, vinha para tentar suas voltas únicas, uma preparação para a classificação.
Tentando baixar seu tempo, o brasileiro cravou 1min31s006, mas na transmissão, informou que o brasileiro estava com um problema no motor de seu carro. Pouco depois, anotou 1min29s410, indo para 19º à frente de Lance Stroll.
Bandeira quadriculada e o piloto fechou na colocação, 1s921 de Lando Norris, o mais rápido. Enquanto isso, Hülkenberg ficou em 17º a apenas 0s2 do companheiro brasileiro.
Os pilotos disputam a classificação do GP da Arábia Saudita da Fórmula 1 neste sábado, 20, às 14h.