Anunciado pela Sauber para a temporada 2025 da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto será o quarto piloto brasileiro a correr como titular da equipe baseada em Hinwil na mais importante categoria do automobilismo mundial. O time, que foi fundado em 1993 e que no ano que vem passará a se chamar Audi, teve em seus carros nomes importantes do esporte a motor do Brasil.
O primeiro brasileiro a defender a Sauber foi Pedro Paulo Diniz, piloto que esteve por cinco temporadas na F1, sendo as duas últimas pelo time suíço, em 1999 e 2000. Diniz marcou três pontos em sua trajetória na equipe, todos em seu primeiro ano de equipe, com os sextos lugares no Canadá, na Inglaterra e na Áustria.
Quem também correu pela Sauber foi Felipe Massa. Foram três temporadas com o time: 2002, 2004 e 2005, totalizando 52 corridas pelo time. Garantindo pontos nos três campeonatos que fez pela equipe, o piloto teve dois quartos lugares como melhores resultados com o time de Hinwil, obtidos na Bélgica, em 2004, e no Canadá, em 2005.
O último brasileiro a ser contratado pela Sauber foi Felipe Nasr. Em duas temporadas, 2015 e 2016, o piloto de Brasília fez 39 corridas, e garantiu pontos nos dois anos, sendo o nono lugar do GP do Brasil de 2016 decisivo para a permanência da equipe no grid. Seu melhor resultado, porém, foi o quinto lugar no GP da Austrália de 2015, sua corrida de estreia na categoria.
A Sauber teve outras fases em sua história, tendo os nomes de BMW e, mais recentemente, Alfa Romeo e Kick Sauber, mas sem contar com pilotos brasileiros nestes períodos. Vendida para a Audi, a temporada de 2025 será a última da equipe com o nome de seu fundador, Peter Sauber. Ainda assim, haverá tempo para Bortoleto se colocar na lista de brasileiros que correram pela equipe.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.