Gabriel Bortoleto terminou em 20º o primeiro treino livre do GP da Arábia Saudita da F1. Nesta sexta-feira (18), o brasileiro teve uma sessão discreta e finalizou a manhã com o tempo de 1min31s038.
A primeira sessão do final de semana começou com muito calor e sol ainda brilhando no céu. O termômetro indicava 28ºC, enquanto o asfalto já chegava a 51ºC, e umidade a 75%.
Relógio rolando em Jeddah e boxes abertos para o primeiro treino. Logo nos primeiros minutos, todos os pilotos estavam na pista, com Bortoleto calçando os compostos médios como a grande maioria dos demais competidores.
Após o primeiro giro cronometrado, Gabriel estava na 14ª colocação com 1min35s596, mas logo desceu uma posição com Nico Hülkenberg saltando para 12º, quase 2s mais rápido que o companheiro da Sauber.
Com 20 minutos rodados na pista, o brasileiro ainda não melhorou seu tempo. O piloto estava na última posição, em 20º, parado nos boxes e 3s950 mais lento que George Russell, o primeiro colocado.
Depois de um tempo parado, com mais de 30 minutos já tendo passado na sessão, Bortoleto deixou os boxes com pneus macios. Nesse momento, Hülkenberg estava em sétimo com 1mmin29s916.
Após ter completado sua primeira volta rápida com o composto vermelho, o brasileiro saltou para 17º a 1s931 para Lando Norris, o mais rápido do momento.
Entrando na reta final, Bortoleto não havia ainda melhorado seu tempo. O piloto chegou a pedir para colocar um pouco mais de pressão em sua asa, mas seguia nas últimas posições, em 18º à frente apenas de Liam Lawson e Isack Hadjar, da Racing Bulls.
Então, na bandeira quadriculada, Gabriel não chegou a subir na tabela e recebeu a bandeira quadriculada em 20º, a 1s799 de Pierre Gasly, o mais rápido. Hüleknberg completou a sessão em 12º.
Os pilotos voltam para a pista ainda nesta sexta-feira para o segundo treino livre às 14h no horário de Brasília.