F1: Bortoleto termina em 13º o TL2 do GP do Japão

Gabriel Bortoleto teve um dia sem problemas nos treinos livres do GP do Japão da Fórmula 1. Nesta sexta-feira (4), na segunda atividade em Suzuka, o brasileiro da Sauber completou com o tempo de 1min29s335, ocupando a 13ª posição.

A última sessão do dia no circuito japonês tinha condições bastante semelhantes à primeira entrada dos pilotos na pista. O termômetro indicava 14ºC, o asfalto chegando a 34ºC e a umidade na casa de 43%.

Após os primeiros minutos de treino, os tempos começaram a surgir na tabela. Bortoleto, então, vinha na sétima colocação por ser um dos primeiros a fazer uma volta cronometrada ao anotar 1min31s200 com pneu médio, logo atrás de Nico Hülkenberg, seu companheiro.

Então, restando 52 minutos para o encerramento da sessão, a atividade precisou ser interrompida com uma bandeira vermelha. O motivo foi um forte acidente de Jack Doohan na curva 1, danificando bastante o muro de pneus.

No momento da interrupção, Bortoleto vinha na 11ª colocação ainda com o mesmo tempo e a 1s534 de George Russell, que era o primeiro colocado. Em comparação, Hülkenberg era nono com marco cerca de 0s3 mais rápido.

Com mais de 20 minutos de paralização, bandeira verde tremulou e os pilotos estavam liberados para ir à pista novamente. Após tanto tempo perdido, Gabriel logo deixou os boxes e foi para o traçado – tinha feito quatro voltas até o momento. Nessa saída, calçava pneus macios.

Mas não durou muito tempo de ação, pois agora foi a vez do mentor de Bortoleto, Fernando Alonso, provocar uma segunda bandeira vermelha. O espanhol escapou da pista e ficou preso na caixa de brita.

Sessão mais uma vez retomada e pilotos de volta ao traçado. Restavam 18 minutos para a bandeira quadriculada e o brasileiro da Sauber ainda era o 12º e sem volta feita com o pneu vermelho.

Os giros cronometrados vinham sendo completados e as posições vinham mudando constantemente na tabela. Bortoleto cravou 1min29s335 e momentaneamente se colocou em oitavo, mas logo foi baixando até ficar em 11º, imediatamente atrás de Nico, o décimo – nesse momento, nova bandeira vermelha, dessa vez por princípio de fogo na grama da área de escape.

O treino foi recomeçado com pouco mais de cinco minutos e após as últimas tentativas de volta rápida, Bortoleto encerrou o dia com o marco de 1min29s335 na 13ª colocação – antes, mais uma bandeira vermelha nos segundos finais, e mais uma vez por princípio de incêndio.

Os pilotos voltam à pista para o terceiro treino livre do GP do Japão da Fórmula 1 ainda nesta sexta-feira, 4 de abril, às 23h30. A classificação acontece na madrugada do sábado, 5 de abril, às 3h – tudo no horário de Brasília.

🎥 Último vídeo no canal