A equipe Sauber (Stake F1 Team) vem sofrendo com paradas nos boxes demoradas nas primeiras etapas da temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar das tentativas de correção, o time ainda não atingiu o desempenho ideal.
Valtteri Bottas, piloto da equipe, esclarece que a culpa não está na equipe de pit stop: “Eles não estão fazendo nada errado.” O problema está relacionado a novos componentes que não se comportaram como o esperado em condições de corrida.
“Há muito o que ser feito”, admitiu Bottas. “Ainda não pontuamos e tivemos duas corridas comprometidas por paradas lentas. É a prioridade do momento e estamos trabalhando nisso.”
Uma alteração no comportamento dos componentes durante a corrida, em comparação aos treinos de pré-temporada, parece ser a causa do problema. A Sauber já identificou a questão e busca soluções.
“Entendemos que há um comportamento diferente em alguns componentes usados nos treinos de pré-temporada em comparação com as corridas, com temperaturas distintas. É algo que estamos trabalhando para resolver”, explicou Bottas.
Melhoras iniciais esperadas para o GP da Austrália não se concretizaram. O tempo médio de parada em Melbourne foi pior do que na Arábia Saudita, apesar de um avanço em relação ao Bahrein, onde um problema com a porca de roda provocou muito tempo perdido.
“Deveria haver uma evolução aqui (na Austrália), mas não é uma solução rápida, mas deveríamos estar melhor aqui”, disse Bottas.
Com o grid da F1 dividido em dois pelotões distintos, as equipes do fundo do pelotão intermediário e do final do grid, como a Sauber, já enfrentam dificuldades para pontuar. Paradas demoradas tornam a situação ainda mais crítica.
“Uma vez que resolvermos isso, com um fim de semana de corrida limpo, poderemos ver com um melhor desempenho onde realmente estamos. Espero que no Japão isso esteja totalmente corrigido, mas houve um tempo de espera para obter algumas peças e materiais”, finalizou o piloto finlandês.