Valtteri Bottas, piloto da Sauber, está sendo cogitado como segundo piloto da Audi, que assumirá a Sauber em 2026, ele destaca a importância de ter “pilotos experientes” na equipe e aponta que formaria uma “boa dupla” com Nico Hulkenberg.
Bottas admitiu que deixar a Mercedes trouxe mais leveza à sua vida fora da Fórmula 1. “Eu tento não levar as coisas tão a sério agora”, disse ele. Apesar disso, ele reconhece que a falta de vitórias nos últimos anos afetou sua carreira: “Certamente não ajudou. Quando você está lutando na frente, está nos holofotes. Os últimos anos provavelmente fizeram algum dano à minha carreira”, acrescentou.
Com a Audi no controle da Sauber, Bottas está competindo pela segunda vaga disponível na equipe para 2025, mas admite que ainda não tem um “plano B”. “Ainda não”, afirmou Bottas. “Acho que ainda posso me concentrar no plano A. Eu sempre permaneço positivo e espero que dê certo.”
Rumores indicam que a Sauber teria oferecido a Bottas um contrato de um ano, com corte salarial, mas com a chegada do novo chefe da Audi, Mattia Binotto, surgiu a possibilidade de Mick Schumacher ser companheiro de Hulkenberg no próximo ano. Bottas, no entanto, defende que a equipe aposte em uma dupla de pilotos experientes: “Eu conheço bem o Nico. Acho que formaríamos uma boa dupla de pilotos. A equipe precisa de experiência no momento”, comentou Bottas.
Desde que deixou a Mercedes, Bottas teve mudanças em seu estilo de vida, o que gerou questionamentos sobre sua dedicação na F1, mas ele garante que continua focado: “Claro que estou envolvido com a Fórmula 1. Esses outros projetos me permitem escolher quanto tempo dedicar a eles. Mas ainda encontro a motivação que preciso para dar o meu melhor todo fim de semana”, finalizou.