Valtteri Bottas afirmou que os danos no chão que sofreu no início do GP da Espanha de Fórmula 1, resultaram em sua falta de desempenho.
O finlandês largou em 16º na Espanha, mas recuou durante a corrida e cruzou a linha de chegada na 19ª posição, uma volta atrás do vencedor da corrida, Max Verstappen.
Seu desempenho surpreendeu em meio a um dia forte para seu companheiro de equipe Zhou Guanyu, que está em sua segunda temporada completa na F1.
“Para mim, está bem claro que havia algo errado com o carro, porque eu estava a mais de um segundo por volta, apenas escorregando”, disse Bottas após o GP.
“Se foi um problema mecânico ou aerodinâmico, não posso dizer, porque o equilíbrio não estava muito errado, mas havia uma falta de aderência geral. Então vamos ver se há algo danificado no carro”, disse ele.
Após algumas investigações, Bottas confirmou que a Alfa Romeo descobriu danos no assoalho de seu carro, que lhe custaram um ritmo substancial durante a corrida.
“Primeiramente, parabéns a Zhou e à equipe pelos pontos conquistados. Ele mostrou um bom ritmo, e isso é encorajador para as próximas corridas, como prova do trabalho duro da equipe em Hinwil e aqui na pista”, disse Bottas.
“Da minha parte, encontramos danos no assoalho, provavelmente devido a alguns detritos que peguei no início da corrida, e isso nos custou um bom desempenho. Como resultado, faltou ritmo e não consegui lutar com ninguém. Foi uma corrida bastante longa para mim.”
“Sei que podemos deixar essa corrida para trás e voltar rapidamente ao caminho certo, antes de irmos para Montreal em duas semanas. O circuito será mais uma vez completamente diferente e espero que se adeque ao nosso carro”, acrescentou.
“Tivemos uma corrida decente em Montreal no ano passado, marcando um resultado muito bom para a equipe, e esperamos ser capazes de repetir isso e manter essa sequência”, concluiu o finlandês.