Valtteri Bottas revelou que já iniciou conversas para definir seu futuro na Fórmula 1 para além de 2024. O contrato do finlandês com a Sauber termina no fim da atual temporada, mas seu objetivo é permanecer na equipe com a chegada da Audi em 2026.
Bottas disse que ele e seus representantes começaram conversas iniciais com a Sauber e outras equipes. O desempenho do piloto ao longo de 2024 pode ser determinante para seu futuro, seja na equipe atual ou em outro time.
“Estou começando aos poucos. Ainda não tem nada concreto”, afirmou Bottas no final de semana no Japão. “Acho que precisamos de mais algumas corridas para ver como as coisas andam. Com bons resultados, as coisas podem fluir melhor, mas ainda não há muito.”
Apesar das conversas, o piloto de 34 anos reconhece o risco de ficar sem vaga no grid no próximo ano, o que motivou a busca por uma definição antecipada.
“É por isso que você precisa tentar estar um passo à frente. É nisso que meu empresário está trabalhando. Eu me concentro em pilotar e tenho pessoas cuidando do mercado e trabalhando em diferentes opções, caso necessário”, acrescentou.
Contratado pela Sauber, na época Alfa Romeo, em 2022, Bottas vê na chegada da Audi a oportunidade de voltar a brigar por vitórias. “Ser parte da Audi poderia ser uma grande chance para mim. É claro que isso me interessa”, disse ele.
Após deixar a Mercedes em 2021, o finlandês não esconde a saudade de disputar a liderança do pelotão. Mesmo em sua 12ª temporada na F1, Bottas segue motivado e evita estipular prazos para uma aposentadoria.
“Não quero colocar um número específico de anos que me restam, porque ainda não vejo o fim chegando. Sinto que ainda tenho muito a dar e conquistar. Agora minha motivação é voltar a brigar no topo. Eu sinto falta dessa sensação”, encerrou o piloto finlandês.