Valtteri Bottas negou que deixar a Sauber, futura Audi, signifique o fim de sua carreira na Fórmula 1. O finlandês afirmou que existem opções em outras equipes para a próxima temporada.
Bottas, que chegou à sua atual equipe quando se chamava Alfa Romeo em 2022, está em seu último ano de contrato com a Sauber, que se transformará na equipe oficial da Audi a partir de 2026.
O piloto finlandês expressou seu desejo de permanecer na equipe de Hinwil para liderar a entrada da Audi na F1 em 2026. No entanto, a Sauber anunciou a contratação de Nico Hulkenberg com um contrato de longo prazo, enquanto Carlos Sainz, que deixará a Ferrari com a chegada de Lewis Hamilton no próximo ano, é apontado como o principal candidato para a outra vaga.
Mas embora pareça que Bottas e seu companheiro de equipe Zhou Guanyu não serão mantidos pela Sauber, o finlandês espera conseguir uma outra vaga para permanecer na F1.
Perguntado se não renovar com a Sauber encerraria sua passagem pela F1, Bottas respondeu: “Não. Há opções. Tenho a sensação de que as coisas vão se definir em breve.”
Bottas admitiu que seria ideal ter seu futuro resolvido o quanto antes, acrescentando que ‘as conversas já começaram e devem ser algumas semanas interessantes pela frente’.
A saída de Hulkenberg deixará uma vaga na Haas, mas acredita-se que a promessa da Ferrari, Oliver Bearman, seja o principal candidato a ocupar o lugar do alemão. Bearman se destacou ao substituir o Sainz na Ferrari no GP da Arábia Saudita, estreando na F1 e superando Lewis Hamilton para terminar em sétimo lugar.
Com a saída de Hulkenberg e Bearman sendo visto como o substituto ideal, até por influência da Ferrari, a Haas deve manter Kevin Magnussen na equipe. Com exceção da temporada de 2021, Magnussen está ligado à equipe americana desde 2017 e garantiria que a experiência fosse preservada ao lado de um novato.
Uma alternativa para Bottas poderia ser um retorno à Williams, equipe com a qual o finlandês estreou na F1 em 2013 e conquistou nove pódios.
A saída de Bottas para substituir o campeão aposentado Nico Rosberg na Mercedes em 2017, coincidiu com a queda de rendimento da Williams no grid.
No entanto, a Williams conquistou sua melhor colocação no Campeonato de Construtores sob a liderança do ex-diretor de estratégia da Mercedes, James Vowles, alcançando o sétimo lugar no ano passado.
Vowles trabalhou com Bottas enquanto ambos estavam na Mercedes até a saída do finlandês no final de 2021. A Williams também pode estar buscando um substituto para Logan Sargeant, que muito provavelmente será dispensado no final da atual temporada, ou até antes disso.
O americano corre em sua prova caseira em Miami no próximo final de semana sob pressão para entregar resultados, após um início difícil em sua segunda temporada na F1, que assim como a primeira no ano passado, tem sido marcada por acidentes e fracos resultados.
Mas outro nome pode atrapalhar um retorno de Bottas para a Williams, pois Liam Lawson, que substituiu muito bem Daniel Ricciardo no ano passado enquanto o australiano se recuperava de uma lesão na mão, na equipe RB (então AlphaTauri), também é cotado para a vaga de Sargeant.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.