Valtteri Bottas voltará à Mercedes na temporada 2025 da Fórmula 1, mas na função de piloto reserva. Após não ter seu contrato renovado pela Sauber, que optou por uma nova dupla de pilotos com Nico Hülkenberg e o campeão da Fórmula 2 Gabriel Bortoleto, o finlandês se viu sem uma vaga para a próxima temporada e escolheu a Mercedes como melhor opção para permanecer ativo na Fórmula 1, mesmo como terceiro piloto.
Em uma entrevista ao RacingNews365, Bottas reconheceu que a nova função pode ser desafiadora. “Pode ser difícil, pode ser doloroso, porque eu quero correr. Mas acho que ainda posso contribuir muito para a equipe com minha experiência”, afirmou o piloto de 35 anos.
Bottas também destacou o papel que desempenhará no desenvolvimento do estreante Kimi Antonelli, que será promovido à equipe principal da Mercedes em 2025. “Eles terão um piloto novato que vai precisar de ajuda. Preciso me manter ocupado e continuar compartilhando meu conhecimento,” acrescentou.
Apesar da frustração de não competir, Bottas vê o retorno à Mercedes, onde correu por cinco anos, como uma oportunidade de longo prazo para voltar ao grid em 2026, quando o novo regulamento da categoria será introduzido.
Bottas continuou: “Às vezes, você precisa dar um passo atrás para dar dois passos à frente. Agora, o foco é olhar para os próximos dois ou três anos e encontrar o melhor caminho para conseguir um lugar novamente”, disse Bottas, que enxerga na chegada da equipe Cadillac à F1 em 2026 como uma nova possibilidade.
“Serão mais dois lugares disponíveis. Eles precisam de pilotos experientes, e isso é muito interessante,” disse Bottas sobre a equipe americana liderada por Graeme Lowdon.
Mesmo com outros pilotos, como Zhou Guanyu, também buscando vagas em 2026, Bottas acredita que seu bom relacionamento com Lowdon pode ser um diferencial. “Temos uma boa relação. Ele sabe o que posso fazer e contribuir para a equipe. Vejo isso como uma possibilidade”, encerrou o finlandês.
Com o foco no futuro e a determinação de voltar ao grid, Bottas inicia sua nova jornada na Mercedes confiante de que essa etapa poderá abrir portas importantes para sua carreira no futuro.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.