Valtteri Bottas deve continuar sua carreira na Mercedes como piloto reserva, após perder seu assento na Sauber para Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto em 2025. Além disso, segundo o piloto Christian Fittipaldi, Bottas poderá assumir um papel estratégico como conselheiro pessoal de Toto Wolff, seu antigo chefe na Mercedes.
Embora não tenha comentado oficialmente sobre os rumores, Bottas afirmou estar bem com o fim de sua carreira na F1, reconhecendo que ainda tem muito a contribuir para o esporte. Ele também descartou uma mudança para outras categorias.
“A vida continua. Há muitas coisas emocionantes pela frente. E estou bem com isso. É um esporte complicado. Acho que acabei me encontrando em uma situação um pouco azarada em termos de conseguir manter o último assento no grid e quando isso não acontece, obviamente, você fica de fora por enquanto”, disse ele.
“Foi assim que terminou minha carreira ativa na F1, por enquanto. Não foi da melhor maneira, pois não dá para decidir por si mesmo. Sinto que ainda tenho muito a oferecer para o esporte e ainda amo isso. Amo competir contra os melhores pilotos do mundo, nos melhores carros do mundo. Isso é o que eu amo. Estou apenas tentando descobrir qual será o próximo passo. Não tenho muito mais a dizer. Estou levando isso dia a dia. Há algumas coisas interessantes na mesa”, continuou.
Em relação a uma mudança para outras categorias, Bottas não vê isso como uma opção imediata. “Para mim, no momento, sinto que entrar em uma nova categoria seria algo muito rápido. Estamos quase em dezembro. Então acho que isso seria mais realista se eu não encontrasse um assento na Fórmula 1 em 2025 ou para 2026, então provavelmente seria a partir de 2026, mas são todas essas coisas que eu preciso tentar planejar, mas a imagem está começando a se formar na minha cabeça sobre qual é a situação ideal.”