Valtteri Bottas está confiante de que suas chances de continuar na Sauber na temporada 2025 da Fórmula 1, aumentaram significativamente após a decisão de Carlos Sainz em assinar com a Williams. A Audi, que assumirá a Sauber em 2026, havia sondado Sainz antes mesmo de sua saída da Ferrari ser confirmada, ainda está em busca de um parceiro para Nico Hulkenberg na equipe, já para 2025.
Bottas, que parecia estar de saída da equipe no início da temporada, agora se vê em uma posição mais favorável para permanecer no time que ele integra desde 2022. Recentemente, o projeto da Audi passou por uma grande reformulação, com a saída dos chefes anteriores, Andreas Seidl e Oliver Hoffmann, e a chegada de Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari, como chefe técnico e diretor de operações. Além disso, Jonathan Wheatley, ex-diretor esportivo da Red Bull Racing, também irá se juntar ao time como chefe de equipe.
O piloto finlandês acredita que essa reestruturação melhorou sua posição nas negociações. “Sem dúvida, isso significa que há um piloto a menos na disputa”, disse Bottas, referindo-se à decisão de Sainz. “Minha prioridade sempre foi fazer parte do projeto da Audi, desde o anúncio da entrada da marca na Fórmula 1. Tenho interesse nesse projeto e acredito que estou em uma posição forte, mas a decisão final cabe ao Mattia e à Audi.”
Bottas também comentou sobre a mudança na gestão da equipe: “Nos últimos seis meses, parecia que eu não era a prioridade principal, mas agora, com uma estrutura clara no comando, a situação parece diferente. Mattia vem de uma equipe que foi muito bem-sucedida e sabe o que uma boa equipe precisa. Isso é positivo para o futuro da equipe”, acrescentou.
Com dez vitórias em GPs no currículo, todas quando corria pela Mercedes, Bottas expressou confiança no projeto da Audi e acredita que as recentes contratações de Binotto e Wheatley reforçam o compromisso da montadora com o sucesso na Fórmula 1. “Quanto mais aprendo sobre o projeto da Audi e seus investimentos, mais confiante fico de que será um projeto bem-sucedido, mais cedo ou mais tarde,” encerrou o piloto finlandês.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.