Categoria: F1
|
16 de janeiro de 2023 12:14

F1: Brawn fala sobre sucesso das novas regras

O agora ex-diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn, acredita que os céticos em relação aos novos regulamentos que entraram em vigor em 2022, ‘baixaram a bola’ depois da temporada passada. O objetivo principal das novas regras era tornar mais fácil para os pilotos seguirem uns aos outros, o que deveria levar a mais ação e disputas na pista, algo que Brawn acredita ter sido alcançado.

Com essa mudança de regulamentos para 2022, ao contrário de muitas temporadas anteriores, isso significava que quase não houve transferência de tecnologia, já que a categoria buscava melhorar a capacidade dos carros de seguir uns aos outros, e assim, criar mais oportunidades de ultrapassagem. As estatísticas do fornecedor de pneus Pirelli destacam o sucesso dos novos regulamentos, com o fabricante revelando que o número de ultrapassagens foi 30% maior do que em 2021, com 785 ultrapassagens realizadas em 2022, em comparação com 599 no ano anterior.

O ex-diretor esportivo da Liberty Media, também mencionou que viu mais ação na pista. “Definitivamente as regras funcionaram”, disse Brawn à revista Motorsport. “Acho que mesmo os céticos nas equipes de F1, e não vou dizer quem eram, tiveram que concordar e reconheceram que os dados mostram que os carros são muito menos afetados por seguir outro carro. E eu acho que nenhuma equipe negaria isso”. Nos anos anteriores, o ‘ar sujo’ dos carros à frente, tornava muito difícil para quem vinha atrás conseguir acompanhar de perto, mas isso foi um problema muito menor na temporada passada.

Brawn continuou: “Para mim, o principal é que está na mentalidade de todos agora, que a capacidade de corrida do carro é um fator vital, e também uma característica vital, que devemos buscar com qualquer mudança que fizermos”, disse ele. “Portanto, para qualquer mudança nos regulamentos daqui para frente, tem que ser observado como isso pode afetar a capacidade de corrida? E se podemos melhorar a capacidade de corrida, porque sabemos o que é necessário para torná-la ainda melhor”, concluiu o recém-aposentado Brawn.

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.