F1: Brawn indica que quantidade de corridas sprint pode aumentar no futuro

O diretor da Fórmula 1, Ross Brawn deu a entender que o número de corridas sprint em uma temporada pode aumentar, enquanto em 2023 serão realizados seis eventos com esse formato.

A introdução das corridas sprint aconteceu em 2021, com o GP da Inglaterra sediando o primeiro evento nesse formato, seguido por Monza e São Paulo. O mesmo número de sprints ocorreu novamente em 2022, mas em 2023 a categoria vai dobrar a quantidade para seis.

Sua introdução foi aprovada por unanimidade pelas equipes, mas desde a estreia do formato muitas pessoas dentro e fora do paddock expressaram preocupação.

Um dos críticos do formato das corridas sprint, é o piloto da Red Bull, Max Verstappen, que já afirmou anteriormente que as corridas da F1 deveriam ser somente os GPs nos domingos.

De qualquer maneira, a F1 continua com as corridas sprint, acreditando que elas agregam valor para os fãs que frequentam os circuitos durante um final de semana de corrida, e Brawn sugeriu que ainda mais podem ser adicionados mais eventos no futuro.

Brawn, que anunciou que vai deixar o cargo de diretor-gerente de automobilismo da F1 no final de 2022 e irá se aposentar, escreveu em sua coluna para o F1.com, que ainda não tinha certeza de qual é o número ideal de corridas sprint.

“Nos regulamentos esportivos, temos a mente aberta sobre como devemos desenvolver o formato dos finais de semana de corrida”, disse Brawn. “Já existem muitas coisas boas na F1.”

“Acho que as especificações da qualificação atuais são muito boas. A qualificação em três estágios (Q1, Q2 e Q3) mantém as pessoas envolvidas o tempo todo. É empolgante e ocasionalmente gera algumas variáveis. As corridas sprint foram uma iniciativa que parece ter funcionado. Estamos expandindo para seis eventos no próximo ano”, acrescentou Brawn.

“Não sei qual será o número ideal que vamos acertar no longo prazo. Alguns argumentam que devemos tê-lo em todas as corridas. Vamos ver se é assim que evolui. O novo formato certamente animou todo o fim de semana e nos deu três dias completos de ação”, disse ele.

Brawn já afirmou anteriormente, que as corridas sprint poderiam não ser boas em todos os circuitos, citando Mônaco como exemplo, mas disse também, que muito trabalho está sendo feito para garantir que essas corridas sejam possíveis em todas as pistas.

“Também temos um grupo de pessoas que agora se concentra em tentar tornar as pistas o mais interessantes possível, para que não tenhamos locais onde não possamos correr adequadamente. Todos os circuitos usados atualmente foram avaliados, e temos uma preocupação com todas as novas pistas para garantir ótimas corridas”, concluiu Brawn.

 

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon