A McLaren vai celebrar um momento histórico na Cerimônia de Premiação da FIA em Ruanda. Pela primeira vez em 26 anos, a equipe britânica estará presente na celebração de final de ano, para ser homenageada por sua conquista do campeonato de construtores na temporada 2024 da Fórmula 1. O CEO da equipe Zak Brown e o chefe do time Andrea Stella, falaram antes do evento sobre a emoção de celebrar sua conquista.
Graças à vitória de Lando Norris no GP de Abu Dhabi, a equipe estava no topo da classificação do campeonato de construtores, o que significa que eles conquistaram seu primeiro título entre as equipes desde 1998, uma façanha que parecia quase impossível quando quase entraram em administração durante a saga da COVID-19.
Poderia ter havido ainda mais sucesso para a McLaren no campeonato de pilotos para Norris, se ele tivesse algumas performances melhores ao longo do ano, mas isso é algo que alimentará o fogo de ambos, Norris e McLaren, para mais sucesso na temporada de 2025. No entanto, para a noite dessa sexta-feira em Ruanda, eles estarão firmemente pensando em celebrar sua bem-sucedida temporada de 2024.
Falando na festa de gala da FIA antes da cerimônia de premiação, Brown foi questionado sobre o brilhante sucesso que sua equipe teve na principal categoria do automobilismo: “Recebi uma mensagem legal do Damon Hill (ex-piloto e campeão na F1 em 1996), domingo à noite. Ele disse: ‘Nunca me importei realmente com o Campeonato de Construtores até ver McLaren versus Ferrari’. E ele disse que teve uma lágrima no olho, o que foi muito, muito bom. Acho que foi épico. O ambiente da garagem foi incrível. Andrea fez um trabalho incrível liderando esta equipe de corrida.”
“Temos dois pilotos incríveis, como dissemos desde o início, e todos os homens e mulheres da McLaren fizeram um trabalho maravilhoso. E acho que ir até o limite contra a Ferrari, se você tivesse que escolher uma equipe para ir até a última volta, a Ferrari seria essa, e eles fizeram um trabalho incrível. Eles nos mantiveram honestos o tempo todo”, continuou o americano.
Ele também foi questionado sobre quais palavras ele tinha para as pessoas na fábrica em Woking, Inglaterra: “Um grande obrigado. O esforço que todos fizeram na McLaren tem sido imenso. Não tem sido fácil. Acho que a equipe mostrou sua resiliência, especialmente com o início de 2023. É incrível como Andrea virou rapidamente a equipe. A partir da Áustria em diante, foi um desenvolvimento rápido. E todos fizeram um trabalho maravilhoso, e é uma atmosfera fantástica na equipe. Nossos acionistas que têm sido extremamente apoiadores, é ótimo conseguir esse campeonato para o Príncipe Herdeiro (do Bahrein)”, acrescentou.
O chefe de equipe Stella foi então questionado sobre as comemorações que ocorreram em Abu Dhabi após a conquista do título: “A melhor comemoração foi na garagem. Como a atmosfera na garagem após a vitória foi ótima, muito energética, todos felizes, cantando. E além de ‘We Are The Champion’, este ano estávamos cantando ‘Wild Boys’ do Duran Duran!”
Finalmente, o engenheiro italiano, que já conquistou alguns títulos com a Ferrari, foi questionado sobre a diferença entre os títulos conquistados na McLaren e na Ferrari: “É diferente de muitos pontos de vista. É diferente porque este campeonato significa levar a McLaren ao sucesso após 26 anos, então um longo tempo sem celebração é diferente. Para mim pessoalmente, em uma função completamente diferente. E é diferente porque é sem precedentes como evoluímos rapidamente de ser o último em 2023. Há muitos aspectos que são únicos, mas para mim pessoalmente, a ideia de que contribuímos para o legado da McLaren com um campeonato mundial é algo que ainda estou processando pessoalmente”, finalizou Stella.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.