F1: Brown lamenta não ter oferecido carro melhor para Alonso na McLaren

Zak Brown, CEO da McLaren, expressou sua decepção por não ter conseguido oferecer um carro mais competitivo ao bicampeão de F1, Fernando Alonso durante sua segunda passagem pela equipe.

Alonso, de 43 anos, voltou à McLaren em 2015 após um primeiro período marcante em 2007, ao lado de Lewis Hamilton. No entanto, seu retorno não trouxe um carro capaz de lutar por títulos, com o espanhol enfrentando desafios durante os primeiros anos do projeto de unidades de potência híbridas da Honda na F1. Mesmo com a transição para motores Renault em 2018, Alonso decidiu encerrar sua jornada na McLaren e entrou em um hiato de dois anos. Brown lamenta não ter conseguido proporcionar ao veterano um carro mais competitivo.

“Se eu deixar de lado Lando (Norris) e Oscar (Piastri), que são obviamente os meus favoritos, diria que Fernando Alonso é um talento muito especial. Tenho um ótimo relacionamento com Fernando. É desapontador que não tivéssemos um carro melhor quando ele estava conosco. É impressionante vê-lo correr; ele é muito inteligente. E vê-lo ainda performando no nível que está, quanto mais velho fica, é ótimo, e ele é um grande amigo,” disse Brown.

Desde que entrou na McLaren como Diretor Executivo em 2016 e foi promovido a CEO 18 meses depois, Brown tem supervisionado a recuperação da equipe. Atualmente, os carros da McLaren são considerados entre os melhores da F1. Lando Norris e Oscar Piastri já conquistaram uma vitória cada um em 2024, e a equipe acumula 10 pódios consecutivos, posicionando-se a 42 pontos dos líderes do Campeonato de Construtores, a Red Bull.

Após Alonso retornar à F1 em 2021 com a Alpine, conquistou um pódio no Grande Prêmio do Qatar e, ao se transferir para a Aston Martin em 2023, teve seis pódios nas primeiras oito corridas, demonstrando que ele ainda está entre os melhores pilotos da F1. Embora a Aston Martin enfrente desafios, o futuro da equipe parece promissor com uma nova fábrica, um túnel de vento atualizado e uma parceria com a Honda a partir de 2026. A equipe também pode garantir o renomado designer Adrian Newey, o que pode fazer Zak Brown lamentar não ter proporcionado um carro competitivo a Alonso na McLaren e vê-lo vencer com a Aston Martin.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.