F1: Brundle acredita que McLaren pode ter problemas com disputa entre seus dois pilotos

O ex-piloto e atual comentarista da Fórmula 1, Martin Brundle, fez uma observação sobre a McLaren para a temporada de 2025. Apesar do sucesso em 2024, com o título de construtores e o segundo lugar de Lando Norris no campeonato de pilotos, Brundle sugere que a forte dupla de pilotos, formada por Norris e Oscar Piastri, pode ser justamente o maior problema da equipe.

Em entrevista à Sky Sports News, Brundle afirmou que, enquanto equipes como a Red Bull Racing, com foco principal em Max Verstappen, podem ter uma vantagem, a McLaren corre o risco de seus pilotos tirarem pontos um do outro. Ele comparou a situação com a Ferrari, que também possui dois pilotos competitivos (Lewis Hamilton e Charles Leclerc), e mencionou a Mercedes, onde vê George Russell como o principal piloto, com o jovem Kimi Antonelli ainda em fase de aprendizado.

Brundle destacou que a disputa interna na McLaren e também na Ferrari, pode ser um fator de peso na luta pelo campeonato de pilotos. Se os pilotos dessas duas equipes estiverem próximos na classificação, a disputa entre eles pode influenciar o resultado final.

“Eu acho que é muito corajoso descartar alguém ou colocar alguém em uma posição vencedora do campeonato. Acho que é um pouco diferente para a McLaren porque eles têm dois pilotos que podem tirar pontos um do outro. Na Ferrari isso também pode acontecer”, afirmou Brundle.

A questão das ‘Regras Papaia’ da McLaren, que permitiram aos pilotos correrem livremente em 2024, também foi levantada. Brundle destacou que, sem ordens de equipe, a chance de perder pontos para os concorrentes é maior. Ele citou exemplos como a temporada de 2007, quando a disputa entre Hamilton e Fernando Alonso custou o título para ambos, e a estratégia da McLaren nos anos 90, com David Coulthard atuando como apoio para Mika Hakkinen.

Brundle continuou: “No campeonato de construtores é um acordo diferente, então acho que a McLaren provavelmente tem um desafio grande aí”, acrescentou o ex-piloto, se referindo a possível disputa interna que eventualmente pode atrapalhar a equipe.

Com a possibilidade de disputar o título em 2025, a McLaren pode precisar repensar suas ‘Regras Papaia’. O CEO da equipe, Zak Brown, conhecido por sua paixão por corridas, terá que balancear o desejo de ver seus pilotos competirem livremente com a necessidade de otimizar os resultados da equipe na busca pelo títulos nos campeonatos de pilotos e construtores.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.