F1: Brundle acredita que Ricciardo nunca se recuperou de ter saído da Red Bull

Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista da Sky Sports, acredita que a decisão de Daniel Ricciardo deixar a Red Bull Racing no final de 2018 foi um erro crucial na carreira do australiano.

O piloto vem enfrentando dificuldades na temporada 2024, sendo constantemente sendo superado pelo companheiro de equipe Yuki Tsunoda na RB, com exceção do último GP do Canadá, onde Ricciardo terminou em P8 e Tsunoda apenas em P14. A situação de Ricciardo ganhou ainda mais destaque no final de semana da corrida em Montreal, com o anúncio da renovação de contrato de Sergio Perez pela Red Bull e a confirmação de Tsunoda na RB em 2025.

Além dos entraves contratuais, Ricciardo precisou lidar com críticas públicas do ex-piloto de F1 e campeão de 1997, Jacques Villeneuve. A troca de farpas entre os dois esquentou o clima no Canadá, com Villeneuve chegando a sugerir que Ricciardo deveria se aposentar.

Comentando a situação, Brundle ressaltou seu respeito por ambos os pilotos, mas afirmou que Ricciardo, ‘nunca mais pareceu ser o mesmo piloto’ desde que deixou a Red Bull. Para o comentarista, a melhor decisão teria sido permanecer e enfrentar a ascensão de Max Verstappen.

“Olhando para o retrospecto, já que se tornou um tema quente por conta das opiniões firmes do meu colega Jacques Villeneuve na Sky Sports, tenho profundo respeito por todos os pilotos de F1, especialmente por Daniel e Jacques, porque sei o quão difícil é pilotar carros tão velozes sob tanta pressão”, escreveu Brundle.

“Daniel venceu oito GPs, incluindo uma vitória impressionante em Mônaco, conquistou 32 pódios e já mostrou seu talento na categoria regularmente. Mas esses resultados já fazem um certo tempo, e eu gostaria que ele não tivesse saído da Red Bull no final de 2018”, acrescentou.

Após ter deixado a Red Bull no final de 2018, Ricciardo correu na Renault (atual Alpine) e na McLaren, dois anos em cada time e tendo péssimos desempenhos nas duas equipes, antes de se juntar à RB (então AlphaTauri), no meio da temporada passada.

Brundle considera aquela saída ‘uma decisão emocional e equivocada’. Segundo ele, Ricciardo deveria ter permanecido para enfrentar Verstappen no melhor carro, o que o forçaria a elevar ainda mais o seu nível.

“Ricciardo nunca mais pareceu ser exatamente o mesmo piloto. É claro que ele ainda tem velocidade e habilidade de corrida, como vimos também na Sprint em Miami, mas algo em sua mentalidade ou abordagem o está segurando e isso está lhe custando oportunidades e longevidade na categoria”, finalizou Brundle.

Apesar das críticas, Ricciardo conquistou seu melhor resultado da temporada no Canadá, largando da quinta posição no grid e terminando a corrida em oitavo, seu primeiro top 10 do ano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.