Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, defende a remoção das bandeiras azuis do regulamento da categoria. O analista da Sky Sports acredita que a regra atual tem prejudicado a habilidade dos pilotos em lidar com o tráfego na pista.
Falando no Reddit da Sky Sports, Brundle afirmou que, se pudesse alterar as regras da Fórmula 1, optaria por eliminar as bandeiras azuis. “Acho que os pilotos perderam a habilidade de trabalhar no tráfego, de gerenciar o tráfego como tínhamos que fazer antes. Eu gostava bastante disso”, disse o britânico.
As bandeiras azuis adquiriram um significado diferente na temporada de 1995, quando Brundle conquistou seu último pódio em Spa-Francorchamps. A partir daquele ano, os pilotos são obrigados a ceder a passagem quando veem a bandeira, enquanto anteriormente ela apenas indicava a aproximação de um carro mais rápido.
Brundle continuou: “Agora todos têm que sair do caminho como crianças na escola quando os garotos maiores passam nos carros rápidos. Mas o problema é que, com a aerodinâmica atual, você pode nunca conseguir passar pelos marcadores. Então, as coisas mudaram um pouco nesse sentido, mas eu acho que é uma habilidade que foi perdida”, concluiu.
Apesar da crítica à regra das bandeiras azuis, Brundle reconhece o sucesso atual da Fórmula 1 e acredita que não vale a pena mexer em algo que não está sendo exatamente um problema. O ex-piloto destaca que a categoria está em um bom momento e que não há necessidade de mudanças drásticas no regulamento.