F1
|
19 de setembro de 2023 10:38

F1: Brundle ficou surpreso com falta de penalidade para Verstappen

A Red Bull já vinha afirmando anteriormente, que o GP de Singapura de Fórmula 1 seria o mais difícil para a equipe em 2023. E isso se provou verdadeiro. Max Verstappen registrou seu pior resultado na atual temporada, com um quinto lugar.

Na própria Red Bull, eles culpam as características da pista, mas também circularam vários rumores imediatos de que o ritmo pouco impressionante de Verstappen e Sergio Perez, se devia à nova diretriz técnica da FIA, em vigor a partir da corrida em Singapura, e que estabeleceu regras mais duras em relação à flexibilidade das asas. O chefe da equipe, Christian Horner negou veementemente essa possibilidade, mas coincidência ou não, o desempenho da equipe caiu.

Martin Brundle, ex-piloto de F1 e atual comentarista, afirmou: “O carro que havia grudado na pista como um lagarto em cola supergrip, durante toda esta temporada, de repente parecia quase inguiável em Singapura. A equipe tentou encontrar uma configuração de carro para lidar com as ondulações e os desafios específicos do circuito em termos de rigidez vertical e altura do chassi, mas parece que tudo deu errado”, disse ele em sua coluna para a Sky Sports.

O problema da Red Bull no Circuito de Marina Bay Street, foi principalmente na configuração. O equilíbrio não estava lá, e Verstappen teve uma difícil sessão de classificação na qual foi investigado várias vezes pela direção de prova. Na saída dos boxes, ele ficou parado por muito tempo e na pista pode ter atrapalhado alguém duas vezes.

Especialmente no caso de Yuki Tsunoda, o próprio Verstappen admitiu ser culpado por ter atraplhado o piloto japonês. No entanto, o holandês não recebeu nenhuma penalideade de grid, como era esperado por todos. Brundle se surpreendeu com isso. “Quando se consideram as outras penalizações aplicadas nesta temporada, foi uma grande surpresa para muitos no paddock, o que inclui, com confiança, a equipe e o piloto em questão. O fato de a equipe AlphaTauri de Tsunoda não ter enviado um representante à audiência, embora seja a equipe júnior da Red Bull, foi uma decepção esportiva para mim.”

Normalmente, os comissários convocam dois representantes das equipes, os do ‘infrator’ e do ‘ofendido’. No sábado em Singapura, excepcionalmente, isso não aconteceu. A ausência da AlphaTauri provavelmente teve a ver com a não recepção de uma conovocação da FIA para comparecer à audiência com os comissários. Mas de qualquer forma, chamou a atenção de todos a maneira no mínimo curiosa como Verstappen não foi penalizado pelas infrações que cometeu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.