O fraco desempenho de Sergio Perez na Red Bull Racing está sob forte análise. O ex-piloto e campeão de Fórmula 1 em 2009, Jenson Button, acredita que a equipe não terá outra opção a não ser dispensar o mexicano, caso ele não marque pontos no GP da Hungria, no próximo final de semana.
Após um início de temporada promissor com cinco pódios nas primeiras cinco corridas, Perez vem colecionando resultados ruins nas últimas etapas. O piloto não sobe ao pódio há sete corridas e contribuiu com apenas quinze pontos nas últimas seis provas, ficando 137 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Max Verstappen.
Mesmo tendo recentemente assinado uma renovação de contrato, há rumores de que o acordo inclui uma cláusula que permite o desligamento de Perez, caso a diferença para Verstappen ultrapasse 100 pontos, ou seja, essa cláusula já poderia ser acionada.
Button considera a situação de Perez alarmante, e acredita que a Red Bull deve considerar uma mudança caso o mexicano não tenha um bom desempenho na Hungria.
“É um problema enorme”, disse Button, que foi companheiro de equipe de Perez na McLaren em 2013, ao Sky Sports F1. “Esse último fim de semana em Silverstone foi terrível. É claro que ele teve alguma falta de sorte, mas a McLaren tirar tantos pontos deles é preocupante. Ele precisa pontuar, mesmo que não esteja logo atrás de Max. A Red Bull não pode permitir que isso continue indefinidamente. Acho que se ele não pontuar novamente na próxima corrida, eles terão que tirá-lo do carro e colocar alguém no lugar. É duro, sei que não é um bom sentimento para um piloto, mas para a Red Bull, o campeonato de construtores é importante”, acrescentou o britânico.
Mesmo que Perez tenha afirmado que não deixará os rumores sobre seu futuro atrapalharem seu foco em recuperar o desempenho, o chefe da Red Bull, Christian Horner, admitiu que a sequência de resultados ruins do mexicano é ‘insustentável’.
“Precisamos pontuar com aquele carro e ele (Perez) sabe disso. Ele conhece seu papel e seu objetivo, e ninguém está mais ansioso do que Checo para voltar à forma”, finalizou Horner.