Jenson Button comentou sobre o histórico de trocas da Red Bull, questionando a estratégia de substituir pilotos no meio de uma temporada, afirmando que essa atitude é “uma coisa estranha”.
A RBR, que entrou na Fórmula 1 em 2005, já realizou esse tipo de troca 11 vezes, sendo a mais recente a substituição de Daniel Ricciardo por Liam Lawson na sua equipe secundária, a RB. O campeão mundial de 2009 destaca que isso o deixa “desconfortável”.
“É uma situação curiosa, porque há apenas uma equipe que realmente traz pilotos no meio da temporada, tira pilotos do carro no meio da temporada, ou após três corridas, seis corridas, e essa equipe é a Red Bull e [Red Bull Racing]”, disse Button no podcast Sky Sports F1.
“É incomum, e eu nunca vi isso na minha carreira, a menos que alguém esteja batendo o carro em todas as corridas e seja como: ‘Sabe de uma coisa? Não podemos deixá-lo no carro.’”
“Então, é uma coisa estranha. Nunca me senti confortável com isso, sempre senti que um piloto merece uma temporada para realmente mostrar o que pode fazer, porque é isso, certo?”
“É um campeonato, e são quantos pontos você pode marcar durante a temporada, não apenas até a metade – mas eles sempre fizeram isso de forma diferente.”