F1: Button também critica regra após disputa entre Verstappen e Norris em Austin

O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2009, Jenson Button, criticou a regra atual da FIA que permite que um piloto defenda sua posição de forma agressiva, mesmo que isso resulte em um incidente com outro competidor. O britânico se referiu à controversa disputa entre Max Verstappen e Lando Norris no GP dos EUA no último final de semana.

Na primeira volta da corrida, Verstappen e Norris se envolveram em uma intensa batalha pela primeira posição. O piloto da Red Bull Racing conseguiu assumir a liderança, mas ambos saíram da pista, após o holandês forçar Norris para fora. Na volta 52, Norris tentou novamente ultrapassar Verstappen, mas o holandês defendeu sua posição de forma agressiva, novamente levando ambos para fora da pista.

A FIA decidiu punir Norris com uma penalidade de cinco segundos por deixar a pista e ganhar uma vantagem, e com isso ele perdeu o P3 para Verstappen. A decisão gerou polêmica, com muitos acreditando que Verstappen também deveria ter sido punido.

Button, que atualmente é comentarista da Sky Sports F1, afirmou que a regra atual é injusta e pode levar a incidentes perigosos. “Max estava usando as regras a seu favor, mas isso não é justo para os outros pilotos. Precisamos de regras mais claras que evitem que os pilotos se choquem deliberadamente”, disse Button.

A disputa entre Verstappen e Norris foi apenas um dos muitos incidentes que ocorreram durante a corrida em Austin. A prova foi marcada por diversas ultrapassagens e boas disputas, mas também por algumas controvérsias, inclusive com George Russell sendo punido por uma manobra sobre Valtteri Bottas, idêntica a realizada por Verstappen sobre Norris, mas que não resultou em nenhuma penalidade para o holandês.

Essa discussão sobre as regras da Fórmula 1 e a forma como os pilotos devem se comportar na pista continua. Muitos acreditam que é necessário fazer mudanças para tornar a categoria mais segura e justa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.