A Aston Martin ainda não tem uma data definida para a chegada de Enrico Cardile, seu novo diretor técnico. Anunciado em 2024, Cardile, ex-chefe de gestão técnica da Ferrari, deveria iniciar suas atividades já no início da temporada 2025 da Fórmula 1, mas a equipe ainda enfrenta incertezas sobre o momento de sua integração.
Enquanto Adrian Newey, que teve sua contratação anunciada posteriormente, irá iniciar seus trabalhos no começo de março, a situação de Cardile permanece indefinida. Questionado sobre o assunto no Bahrein, Andy Cowell, chefe da Aston Martin, evitou responder diretamente sobre a data de início.
Cowell respondeu: “Estamos ansiosos para ter mil pessoas trabalhando bem juntas. Estamos ansiosos para a chegada de Adrian. Estamos ansiosos para as dezenas de novos contratados que temos todos os meses. Acho que foram 248 durante o ano de 2024”, sem citar Cardile.
A falta de clareza sobre a data de início de Cardile levantou novas questões, mas Cowell continuou a evitar respostas diretas. “Mais alguma pergunta?”, respondeu com um sorriso. Quando perguntado se todos estariam prontos para trabalhar no carro de 2026, Cowell apenas afirmou que ‘já existe um grande grupo de pessoas trabalhando no carro de 2026’.
Oficialmente, a Aston Martin não divulgou informações sobre a data de início de Cardile e, até o momento, parece não ter uma previsão. A especulação é que Cardile possa estar cumprindo um ‘período de jardinagem’ (tempo em que um funcionário de uma equipe de F1 deve aguardar antes de trabalhar em outra equipe da categoria), similar ao que ocorreu com Laurent Mekies na Racing Bulls.
Porém, esse ‘período de jardinagem’ é bastante comum em transferências de pessoas na Fórmula 1 e nunca é um ‘segredo’, por isso causa estranheza esse silêncio da Aston Martin e as repostas mais do que evasivas do chefe da equipe sobre Cardile.
Apesar de ter sido anunciado em julho de 2024 como reforço para 2025, a Aston Martin parece ainda não ter uma definição sobre a data de início de Cardile, levantando dúvidas sobre sua chegada em breve.