O carro que Lewis Hamilton pilotou para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1 pela Mercedes foi vendido por impressionantes $18.8 milhões em um leilão da RM Sotheby’s em Las Vegas, no dia 17 de novembro. O leilão aconteceu no Awakening Theater do hotel Wynn Las Vegas, durante o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 de Las Vegas.
O carro, com preço inicial estimado entre $10 milhões e $15 milhões, alcançou um valor recorde para um carro moderno de F1 vendido publicamente, com um lance final de $17.1 milhões, mais uma taxa de 10% para o comprador. A venda aconteceu em um teatro circular, repleto de uma animada multidão, que foi entretida por uma apresentação de dança e palavras de boas-vindas do comediante britânico James Corden.
Hamilton usou este carro, conhecido pelo número de chassi W04, para vencer o Grande Prêmio da Hungria em 2013. É o único veículo de F1 da era moderna da Mercedes que não pertence à própria Mercedes, ao chefe da equipe e CEO Toto Wolff, ou ao próprio Hamilton, conforme informado pela casa de leilões.
Shelby Myers, chefe global de vendas privadas da RM Sotheby’s, comparou a conexão de Hamilton com o W04 a outras equipes e jogadores lendários da história dos esportes, como “Jordan e os Bulls, Brady e os Patriots, ou Messi e a Argentina”.
O W04 agora faz parte de um número crescente de carros de corrida desativados que estão se tornando populares entre colecionadores privados. Em 2017, a RM Sotheby’s vendeu o Ferrari F2001 de Michael Schumacher por $7.5 milhões. Em 2022, outro Ferrari de Schumacher, o F2003-GA, foi vendido por quase $15 milhões em um leilão da RM Sotheby’s em Genebra, sendo até então o maior pagamento público já feito por um carro de F1 moderno. O carro de corrida mais caro já vendido é um Mercedes-Benz W196 de 1954, pilotado pelo cinco vezes campeão mundial de F1 Juan Manuel Fangio, vendido por $29.6 milhões em um leilão da Bonhams em 2013.
Um porta-voz da RM Sotheby’s não especificou quem adquiriu o veículo.
O F1MANIA.NET cobre o GP de Las Vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.