F1: Carros de 2026 devem ser menores e mais leves

Mais uma grande reformulação de regulamentos irá ocorrer em 2026 na Fórmula 1. As mudanças afetarão tanto a aerodinâmica quanto os motores dos carros da F1, e espera-se que essas mudanças reduzam drasticamente o downforce dos carros em cerca de 40%, de acordo com informações da Auto, Motor und Sport.

Uma das principais mudanças será a redução da largura dos carros em dez centímetros, passando de 200 para 190 centímetros. Além disso, a distância entre-eixos dos carros será encurtada de 360 para 340 centímetros. Essas alterações resultarão em uma menor superfície e volume para gerar downforce, contribuindo para a redução de aproximadamente 40% no downforce. A expectativa é que essa medida torne as ultrapassagens mais fáceis.

Ainda não está claro se essas mudanças também tornarão os carros mais lentos. Simulações já foram realizadas para avaliar todos os aspectos das mudanças, incluindo motores, aerodinâmica e peso, e indicam que os carros não devem ser significativamente mais lentos do que a geração atual dos carros de F1.

Outra meta para 2026 é reduzir o peso mínimo dos carros. Muitos pilotos reclamam que os carros atuais são muito pesados, e a FIA deseja abordar essa questão. Embora a FIA tenha como objetivo uma redução de 50 Kg, o diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, considera isso pouco realista. Uma redução de 20 Kg seria um bom primeiro passo. Além disso, existe a possibilidade de a FIA remover o peso mínimo, permitindo que as equipes decidam o peso de seus carros, enquanto um teto orçamentário evitaria uma competição de custos em torno da redução de peso. A redução de peso já tem uma grande importância na Fórmula 1, com muitas equipes economizando peso até mesmo deixando de pintar (grandes) partes de seus carros.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.