Os carros da Fórmula 1 para a temporada 2023 não ficarão mais pesados, conforme vinha acontecendo nos últimos anos, quando o peso dos carros aumentava a cada nova temporada.
Alguns pilotos e muitos fãs da F1 olham com saudades para 20 anos atrás. Pois na época em que Michael Schumacher conquistou seus títulos e Fernando Alonso e Kimi Raikkonen apareceram, os carros eram mais estreitos e ágeis, além de contarem com um barulhento (no bom sentido) motor V10. É um grande contraste com os motores híbridos de hoje e os carros extremamente grandes e pesados.
No entanto, agora parece haver uma preocupação em relação em não aumentar ainda mais o peso dos carros. Em 2022, o limite inferior para carros de F1 foi para 798 kg. A meta inicialmente era de 795 kg, mas a Alfa Romeo era a única equipe perto disso. Portanto, um aumento de peso de três quilos foi adotado antes do início da temporada.
A meta era ‘emagrecer’ os carros a partir de 2023, mas isso não se concretizou. A meta era passar de 798 kg para 796 kg. A Auto, Motor und Sport informou, no entanto, que o Comitê Técnico Consultivo da F1, que inclui todos os principais engenheiros das equipes, concluiu que a nova meta não seria viável. Falou-se até em aumentar o limite inferior, mas a categoria foi pelo menos poupada disso. O peso mínimo para 2023 permanece agora o mesmo do ano passado, 798 kg.
Por que os carros não poderiam ser mais leves em 2023 não ficou claro. Surgiram algumas dúvidas sobre os pneus dianteiros da Pirelli, mas isso não foi confirmado como o motivo principal. Mas, o fato dos carros permanecerem com o mesmo peso já é pelo menos um alívio.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.