O britânico Lando Norris brilhou na temporada 2023 da Fórmula 1, conquistando seu melhor resultado até então no campeonato. Mas segundo Zak Brown, CEO da McLaren, o talento do jovem piloto não foi o único fator por trás desse sucesso. A chegada de Oscar Piastri como companheiro de equipe foi o ingrediente secreto que liberou todo o potencial de Norris.
“Lando não foi desafiado na maior parte dos últimos dois anos”, afirmou Brown ao Speedcafe.com. “Mesmo que os pilotos sempre deem o melhor de si, sabemos que se você tem um companheiro de equipe que o pressiona, você consegue um pouco mais sem nem mesmo tentar. Isso simplesmente acontece.”
Brown afirmou que a forte presença de Piastri não apenas motivou Norris a ir além, mas também permitiu uma melhor sintonia entre os pilotos e a equipe de engenharia. “Quando os dois pilotos têm um ‘feeling’ similar do carro, as discussões durante os briefings ficam mais alinhadas e os engenheiros conseguem definir uma direção clara para o desenvolvimento”, disse o CEO.
Para Brown, o contraste dessa situação com os anos anteriores, quando outros pilotos foram companheiros de Norris, é evidente. “Não há nada mais complicado do que quando um piloto quer ir para um lado com o desenvolvimento do carro, enquanto o outro quer ir para um completamente diferente”, acrescentou.
Com a dupla Norris-Piastri consolidada e ainda mais motivada, a McLaren se prepara para a temporada de 2024 com objetivos ambiciosos. “Queremos brigar pelo título e não desistir até cruzarmos a linha de chegada. Com o talento e a dedicação de Lando e Oscar, acreditamos que podemos alcançar grandes coisas”, finalizou Brown.