F1
|
6 de outubro de 2022 09:56

F1: CEO da Williams fala sobre candidatos à vaga para 2023

O CEO da Williams, Jost Capito, falou sobre os pilotos que estão na disputa para correr ao lado de Alex Albon na equipe em 2023.

A notícia da saída de Nicholas Latifi da equipe já era amplamente esperada, antes de ser oficialmente confirmada no final de semana do GP de Singapura.

Uma fila de pilotos se formou para tentar ocupar o lugar do canadense na equipe, com Capito confirmando que estão ocorrendo conversas com vários candidatos para a vaga, embora ele não espere uma decisão rápida.

Um dos nomes mencionados foi o veterano Nico Hulkenberg, cujo nome também foi associado a uma mudança para a Haas no lugar de Mick Schumacher, mas Capito falou à RTL: “No momento, não temos contato com ele.”

O piloto reserva Nyck de Vries, teve um excelente desempenho quando substituiu Albon em Monza, marcando pontos em sua estreia na Fórmula 1.

Ele também foi associado a uma vaga na Williams como piloto titular, mas os boatos mais recentes dizem que ele deve conseguir uma vaga na AlphaTauri na próxima temporada, o que, por sua vez, permitiria que Pierre Gasly fosse para a Alpine.

Capito admitiu que a situação de De Vries está fora de suas mãos, falando sobre o holandês: “Não depende apenas de nós, o interesse de outras equipes em Nyck de Vries também é relativamente alto. Não podemos e não queremos decidir ainda. Se ele escolher outro time, é assim que funciona.”

Mas o chefe da equipe também abordou a possibilidade de promover um piloto júnior da própria Williams, já que Logan Sargeant se colocou no quadro depois de ficar em terceiro na classificação da Fórmula 2 este ano, podendo assim obter os pontos necessários para a superlicença.

Com a experiência que Albon já tem na Fórmula 1, Capito acha que isso abre a possibilidade do novo piloto da Williams ser um estreante na categoria.

“Eu absolutamente vejo Alex Albon como um piloto experiente”, afirmou. “Ele correu na AlphaTauri, correu na Red Bull. Por isso, podemos ter um jovem piloto.”

“Quando você está competindo pelo título no campeonato, provavelmente não poderia faze isso, mas a situação com a Williams é que não estamos na disputa do título, mas ainda temos trabalho pela frente, você também pode contar com um jovem piloto em quem pode confiar a longo prazo, que você tem sob controle e quem você não treine para outra equipe”, disse Capito.

Ele também confirmou que o piloto sob pressão na Haas, Mick Schumacher, é ‘definitivamente uma opção’ para a Williams em 2023, mas um anúncio em torno do companheiro de equipe de Albon não deve ser esperado tão cedo.

“Provavelmente, isso será decidido após a temporada. Acho que deve ser logo depois de Abu Dhabi ou uma ou duas semanas depois”, disse Capito.

“Todo o mercado está em movimento, algo está mudando a cada dia. Não colocamos pressão sobre nós mesmos. Mas isso não significa que não podemos decidir antes se quisermos”, finalizou.

As palavras do chefe da Williams podem deixar uma esperança para Schumacher, apesar de que os boatos mais recentes, apontam para Sargeant como sendo o favorito para a vaga.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.