Sebastian Vettel deveria ter reavaliado sua aposentadoria da Fórmula 1, após seus grandes desempenhos no final de 2022, segundo o chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack.
O tetracampeão encerrou sua carreira no final do ano passado, após duas temporadas na equipe de Lawrence Stroll, terminando ambas em 12º no campeonato de pilotos.
As dez saídas de Vettel ainda no Q1 em algumas qualificações, caracterizaram outro ano frustrante para o alemão, mas como a Aston Martin encontrou mais desempenho no final de 2022, o alemão parecia estar se divertindo novamente na pista.
Quatro finalizações pontuando nas últimas seis corridas atingiram o pico, com uma participação no Q3 e o sexto lugar no GP do Japão. A grande corrida de Vettel para o oitavo lugar no GP dos EUA, com uma brilhante ultrapassagem sobre Kevin Magnussen após um duelo na última volta, garantiu a segunda de três indicações como ‘Piloto do Dia’.
Com Vettel revitalizado e pilotando como uma versão mais jovem de si mesmo, foi difícil para os fãs verem sua saída da categoria. Krack compartilha desse sentimento, acreditando que o piloto de 35 anos ainda tinha mais a dar na F1.
Questionado se Vettel estava em sua melhor forma durante sua temporada de despedida, Krack falou ao Motorsport Magazin: “Acho que sim. Quando as coisas melhoraram em Singapura e Suzuka, você podia ver a alegria dele.”
“Ele estava afiado, ele estava realmente no ritmo. Dava para perceber nas últimas corridas que um carro que lhe dá mais feedback, mais desempenho, o motiva ainda mais”, disse ele.
“Tenho que dizer: Tiro o chapéu! Ele passou por momentos difíceis, muitas vezes teve que sair no Q1, mas nunca baixou a cabeça e sempre continuou apoiando a equipe e Lance (Stroll, seu então companheiro de equipe). Isso foi muito exemplar. Estou feliz que ele esteja onde está, mas é uma pena que ele tenha decidido sair. Espero que ele se arrependa”, acrescentou Krack.
Desde então, Vettel participou da ‘Corrida dos Campeões’ ao lado de Mick Schumacher em janeiro, mas ainda não anunciou mais planos para correr novamente em algum lugar.