A Aston Martin tem sido a surpresa da temporada 2023 da Fórmula 1. A equipe britânica fez grandes progressos no desenvolvimento de seu carro, e com o recém-chegado à equipe, Fernando Alonso, isso se refletiu nos resultados na pista.
Os últimos anos foram muito difíceis para a equipe anteriormente conhecida como Racing Point. Em 2021 e 2022, os resultados não foram os esperados. Em 2023, tudo mudou. O carro foi melhorado e Alonso foi levado para a equipe. O espanhol conseguiu quatro finalizações em P3 e uma em P4, nas cinco corridas realizadas até agora este ano. Seu companheiro de equipe Lance Stroll, ainda não conseguiu um pódio, mas contribuiu com 27 pontos para o P2 da equipe entre os construtores. Alonso marcou 75 pontos até o momento.
Mike Krack, chefe da equipe, está mais do que feliz com o progresso de seu time e falou ao Formula1.com: “Isso mostra que não estamos fazendo apostas, não estamos jogando na loteria, mas estamos fazendo escolhas com base em dados, com base nos resultados que temos, essa também é uma das razões pelas quais podemos ser tão consistentes.”
O AMR23 é especialmente rápido nas curvas, e isso nem sempre será uma vantagem para o carro. O chefe da equipe espera que o carro seja menos competitivo em circuitos onde a velocidade em linha reta é mais importante. “Acho que em Monza, Las Vegas e Spa talvez. Mas ainda há tempo até lá, então podemos fazer alguns desenvolvimentos. Acho que como equipe é bom, você precisa aprender como seu carro se comporta, e como seu carro é comparado com a concorrência”, finalizou Krack.