F1
|
5 de novembro de 2024 12:03

F1: Chefe da Ferrari admite erro de cálculo em pit stop de Leclerc em Interlagos

O chefe da Ferrari admitiu que ‘subestimou’ o tempo perdido no pit lane ao realizar o pit stop de Charles Leclerc no GP de São Paulo de Fórmula 1, o que acabou prejudicando a corrida do piloto monegasco. Leclerc foi um dos primeiros a trocar para pneus intermediários na volta 25, sete voltas antes de uma bandeira vermelha, decisão que lhe custou posições importantes.

Leclerc afirmou que essa escolha da equipe foi determinante para que ele perdesse uma possível chance de pódio, com Max Verstappen e Pierre Gasly ganhando vantagem na corrida ao optarem por parar durante a bandeira vermelha. O chefe da equipe Ferrari, Frédéric Vasseur, reconheceu que o timing da parada e a dificuldade de manobrar na saída molhada do pit lane, contribuíram para que Leclerc caísse para trás de concorrentes como Oliver Bearman e Lewis Hamilton, o que impactou sua recuperação na prova.

Apesar da perda de posições, Vasseur defendeu a decisão inicial, destacando a dificuldade em prever as condições de uma corrida tão complicada. “Você sempre pode dizer que ficar na pista seria a escolha certa, esperando pela bandeira vermelha. Mas se o piloto acaba batendo, parece uma decisão errada. São situações complicadas de se gerenciar no pit wall”, justificou Vasseur.

Ele também apontou que, embora o erro no cálculo do tempo de pit tenha influenciado o desempenho de Leclerc, ele não considera que isso mudaria significativamente o resultado final. “A perda no pit foi um erro, mas não foi decisivo. Ainda precisaríamos parar na volta seguinte com o VSC. O ponto decisivo seria ter ficado na pista e esperado a bandeira vermelha”, concluiu o chefe da Ferrari.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.