O chefe da McLaren, Andrea Stella, criticou a defesa de Max Verstappen sobre Lando Norris durante o GP dos EUA de Fórmula 1, afirmando que ‘isso não pode ser permitido’. Stella, comparou o incidente com a defesa de Verstappen sobre Lewis Hamilton no Brasil em 2021.
Verstappen e Norris travaram uma intensa disputa pela terceira posição no Circuito das Américas, com Norris lançando um ataque no final da corrida. A dupla saiu da pista na curva 12, com Norris afirmando que foi forçado a sair da trajetória e voltou à frente de Verstappen, resultando em uma polêmica penalidade de cinco segundos para o britânico.
Questionado pela imprensa se a defesa de Verstappen em Austin foi semelhante à do Brasil, Stella respondeu: “Aquilo foi extremo. A velocidade com que Max errou o ápice em Brasil, se Lewis virasse para cima de Max, seria uma grande batida na hora.”
Apesar de a situação em Austin ter ocorrido a uma velocidade muito menor em comparação com a do Brasil, Stella alertou para o risco de estabelecer um precedente. “Essa aqui (EUA) foi a uma velocidade muito menor, então pode ser uma situação mais benigna”, disse ele. “Mas é só o fato de você defender saindo da pista. Isso não pode ser permitido.”
Stella pediu à FIA que realize uma revisão interna para garantir que um incidente semelhante não ocorra no futuro. “Para nós, o assunto está encerrado, a equipe, os pilotos, fechamos este capítulo, mas esperamos que a FIA e os comissários revisem o caso, para que no futuro tenhamos uma política melhor, uma melhor administração das corridas. Agora nos concentraremos na próxima corrida”, finalizou Stella.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.