Max Verstappen dominou a Fórmula 1 em 2023. Com 19 vitórias em 22 corridas, o holandês parece estar em uma categoria própria. Mas em meio aos debates sobre sua grande habilidade como piloto, frequentemente surgem alguns questionamentos: até que ponto o carro da Red Bull contribui para sua performance?
Andrea Stella, chefe da McLaren, lança um ‘balde de água fria’ na adulação excessiva ao talento de Verstappen. Ele afirma que o holandês, por mais brilhante que seja, não poderia garantir vitórias com o carro da McLaren.
“Mesmo um piloto excelente como Verstappen só pode fazer o que o material permite. A combinação de Verstappen e Red Bull é simplesmente mais rápida do que a nossa no momento. Precisamos superá-los. A Red Bull está em um patamar superior que possibilita esse desempenho. Com o nosso carro, é impossível, para qualquer piloto, ser tão rápido quanto a Red Bull na segunda parte das corridas”, declarou Stella em entrevista à Auto, Motor und Sport.
Stella separa o piloto do carro e aponta as qualidades de Verstappen que o elevam ao topo: “O que o diferencia é a consistência em alto nível, mesmo nas condições mais desafiadoras. Na chuva de Zandvoort ou com a mudança repentina no Q3 em São Paulo, Verstappen extrai o máximo daquele carro da Red Bull.”
O chefe da McLaren reconhece o talento do holandês, mas destaca o fator crucial do carro por trás de seu atual domínio na F1. A discussão sobre o equilíbrio entre piloto e carro promete continuar acirrada, na verdade como sempre foi, mas obviamente a contribuição da tecnologia da Red Bull não pode ser ignorada no atual momento de sucesso de Verstappen.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.