James Vowles, chefe da Williams, afirmou que a equipe de Grove está em um caminho diferente de recuperação na Fórmula 1 em comparação com a McLaren. Embora reconheça que o time de Woking possa servir como um modelo, Vowles destacou as diferenças entre as duas equipes.
Ambas as equipes desfrutaram de grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, porém, o declínio da Williams foi mais rápido e acentuado do que o da McLaren. Enquanto a McLaren manteve competitividade até o início dos anos 2010, conquistando seu último título em 2008, a Williams não vence um campeonato desde 1997 e não luta por vitórias consistentemente desde 2003.
Vowles afirmou que a Williams enfrenta um conjunto diferente de problemas em comparação com a McLaren, apesar de reconhecer a importância de aprender com o caminho percorrido pela concorrente. Ele destaca a importância da infraestrutura da equipe como um fator diferenciador, com a Williams precisando de investimentos significativos em suas instalações.
“Acho que é uma inspiração”, disse Vowles sobre a McLaren. “Vejo eles como isso, porque você olha para uma equipe que sofreu por muitos anos, conseguiu se recuperar, e agora está na frente. E acho que todos vocês concordariam, se eu tivesse falado com vocês no Bahrein em 2023 e dito: ‘A McLaren vai ser um-dois no ano que vem e a equipe a ser batida’, vocês ririam de mim, sensatamente. E ainda assim, eles estão lá. Então é uma inspiração, mas é assim que eu vejo”, finalizou o chefe da Williams.