O futuro de Adrian Newey na Fórmula 1 segue incerto, e em uma entrevista ao Motorsport.com, um chefe de equipe que preferiu não se identificar, alertou para graves consequências para a Red Bull Racing.
“Seria um desastre absoluto para a Red Bull se Newey fosse liberado para se juntar a uma equipe concorrente”, afirmou o referido chefe de equipe. “Christian Horner (chefe da Red Bull) pareceria um completo idiota. Assim como Martin Whitmarsh na McLaren quando entregou a Brawn as chaves da Mercedes, o que deu início aos anos de domínio deles na F1.”
Essa comparação remete ao ano de 2008, quando a Honda anunciou a saída da categoria. Naquele momento, a Brawn GP comprou a equipe, e com o aval de Whitmarsh, chefe da McLaren na época, utilizou motores fornecidos pela Mercedes. O resultado foi imediato: a Brawn GP conquistou o título de construtores em 2009 com Jenson Button conquistando o de pilotos, e posteriormente a Mercedes adquiriu parte da equipe, encerrando a exclusividade do fornecimento de motores entre McLaren e a montadora alemã.
Newey segue trabalhando no hipercarro RB17 da Red Bull, cumprindo sua ‘licença de jardinagem’, dessa forma, a partir do primeiro trimestre de 2025, estará livre para negociar com qualquer equipe. Ferrari e Aston Martin são apontadas como possíveis destinos.
O próprio Newey deixou a porta aberta para um novo desafio em seu comunicado oficial de saída da Red Bull.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.