F1
|
30 de novembro de 2024 17:23

F1: Chefe de equipe defende promoção de Tsunoda para a Red Bull

Laurent Mekies, chefe de equipe da RB, time secundário da Red Bull, mostrou apoio para Yuki Tsunoda, destacando suas qualidades e defendendo que o piloto japonês merece uma vaga em uma equipe de elite, como a Red Bull.

A Red Bull está aguardando o final da temporada para tomar decisões sobre a formação de suas equipes em 2025, principalmente devido ao baixo desempenho de Sérgio Pérez. Apesar de o mexicano ter o contrato renovado para o próximo ano, a Red Bull está insatisfeita com suas performances, e pode decidir substituí-lo. 

Se isso acontecer, a Red Bull deve optar por promover um piloto da equipe irmã, RB, para ocupar o assento ao lado de Max Verstappen. Tsunoda parece estar mais perto de dividir a garagem com o tetracampeão, mas Liam Lawson também tem se destacado.

Mekies destacou que Tsunoda tem surpreendido positivamente em 2024. Para ele, o progresso de Tsunoda ao longo da temporada tem sido impressionante e um reflexo de sua evolução como piloto.

“As melhorias que ele tem feito neste ano foram, acho, uma surpresa para todos”, disse Mekies à imprensa no Catar. “E espero que a surpresa também tenha sido para a Red Bull Racing.”

“Acho que estamos em um negócio onde todo mundo olha para os resultados, e assim que um piloto começa a se destacar ou superar as expectativas, todos mudam de opinião muito rápido. Para o Yuki, tudo se resume a continuar a desempenhar em um nível extremamente alto na pista. E somos todos muito rápidos em mudar de opinião assim que vemos um piloto se destacando.”

“Quando vejo o Yuki novamente, performando nesse nível como fez nas últimas corridas, acho que foi uma temporada excepcional de sua parte”, afirmou. “Ele deu um passo nesta temporada que ninguém poderia prever, e é algo que ele deve se orgulhar.”

Tsunoda tem sido um dos pilares da equipe, contribuindo com 30 pontos dos 45 conquistados pela RB em 2024. Segundo Mekies, isso prova que ele está pronto para dar o próximo passo em sua carreira.

“Acho que um piloto nesse nível, que pontuou tanto quanto ele fez este ano, e que colocou o carro em P7 ou P3 nas últimas duas corridas, qualificando, claro, está pronto para um carro mais rápido”, acrescentou. “Esperamos fornecer a ele esse carro mais rápido, mas, claro, acho que ele está pronto para um carro mais rápido e uma equipe maior.”

Além disso, Tsunoda terá a chance de testar o carro da Red Bull no final da temporada, durante os testes em Abu Dhabi. O chefe de equipe destacou que este teste é uma excelente oportunidade para Tsunoda mostrar seu potencial, observando que a Red Bull tem o compromisso de desenvolver seus pilotos para que possam ser valorizados pela equipe principal.

“Quanto ao teste que ele fará com eles, acho que é muito importante para nossos pilotos terem a chance de ir para a equipe maior, para nossa equipe irmã”, continuou Mekies. “É um dos aspectos-chave do nosso DNA como equipe, conseguir desenvolver nossos pilotos e torná-los atraentes o suficiente para que a Red Bull Racing queira tê-los. Estamos muito felizes que ele tenha esse teste e estou confiante de que ele terá um bom desempenho.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.