Categoria: F1
|
8 de fevereiro de 2023 10:20

F1: Chefe técnico da Alfa Romeo diz que o ‘porpoising’ pode continuar

Jan Monchaux, diretor técnico da Alfa Romeo-Sauber, não acredita que as alterações exigidas pela FIA nos assoalhos dos carros, irão erradicar totalmente o ‘porpoising’ da Fórmula 1, mas ele afirma que todos os dados dizem que isso não deve atrapalhar os preparativos de pré-temporada da Alfa Romeo.

Na última temporada, o C42 da Alfa Romeo também sofreu com o ‘porpoising’, custando a Valtteri Bottas e seu companheiro de equipe Zhou Guanyu, tempo de pista durante a primeira pré-temporada de 2022, que foi realizada na Espanha.

À medida que a temporada avançava, vários pilotos expressaram preocupação sobre o efeito a longo prazo em sua saúde, devido aos fortes ‘saltos’, forçando a FIA a se envolver na questão.

O órgão regulador do automobilismo implementou algumas mudanças antes da nova temporada, que incluíram o aumento das bordas do assoalho em 15 mm.

Monchaux espera que este ano sua equipe tenha conseguido eliminar suficientemente o ‘porpoising’ no novo C43.

“Espero que não”, disse ele quando perguntado se a equipe estava preocupada com o ‘porpoising’ nos testes. “Porque temos apenas três dias de testes e fomos pegos em uma situação semelhante no ano passado.”

“Seria um pesadelo se passássemos um dia, um dia e meio tentando resolver o problema, como aconteceu no ano passado durante o primeiro teste em Barcelona.”

“As esperanças são bastante altas, o que o CFD e todas as métricas que desenvolvemos internamente apontam, é que o ‘porpoising’ será bem minimizado, porque você não pode se livrar totalmente desse fenômeno, você pode apenas adiar e atrasar o momento em que ele acontece”, disse ele.

“Espero que com a mudança das regras e o trabalho que temos feito no desenvolvimento do novo assoalho, seja adiado a ponto de efetivamente nunca chegarmos lá. Provavelmente teremos algum ‘porpoising’, só espero que seja outro time e não nós”, acrescentou.

Nesta temporada, as equipes têm apenas três dias de testes de pré-temporada para resolver qualquer problema, os carros estarão na pista no Bahrein de 23 a 25 de fevereiro.

Antes disso, porém, a Alfa Romeo colocará o C43 à prova em um shakedown no circuito de Silverstone.

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.